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Instaladores: 10 dicas para motivar e melhorar o desempenho da sua equipe

  • 09 de agosto de 2017
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Engajamento, empatia e dedicação, palavras que aliadas a competência, são as mais desejadas pelos proprietários de empresas que buscam serviços bem feitos e profissionais motivados.

Para ter profissionais com esse espírito, a valorização do colaborador, tanto na esfera pessoal quanto a profissional é o ponto chave. Partindo dessa necessidade, há diversas medidas que podem ser adotadas para um ambiente propício a gerar satisfação entre seus funcionários e consequentemente conquistar melhores resultados.

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Veja as 10 dicas básicas que separamos para conquistar esses objetivos:

1 – Ambiente de trabalho agradável

Claro, sabemos que muitos profissional passam boa parte do tempo na rua, no local do cliente, realizando instalações e manutenções. Porém, nos momentos em que eles vão a sede da empresa, pela manhã ou final do dia, criar ambientes agradáveis e estimulantes é uma ótima forma de motivar os integrantes.

Usar mais cores em paredes e quadros pode ser uma boa estratégia para deixar um ambiente mais alegre, assim como criar espaços de relaxamento e, por que?, os funcionários serem recebidos com um lanche ao final da tarde.

2 – O colaborador é peça chave para o sucesso da empresa

Todos os funcionários devem ter a real certeza de que a empresa é um todo. O trabalho que ele desemprenha é a imagem da empresa e um negócio que desempenha um bom trabalho pode ser motivo de crescimento para todos. Se a empresa cresce, o profissional também cresce.

Não é apenas ir até o cliente e fazer uma limpeza no ar-condicionado, é o serviço bem feito, com qualidade, capricho e tratamento gentil e amigável com o cliente. Tudo isso faz diferença. Os colaboradores necessitam entender que fazem parte do processo de crescimento do negócio para se sentirem motivados a contribuir com isso.

3 – Reconhecimento e elogios

Reconhecimento deve fazer parte da rotina da empresa. Um líder deve saber enxergar o valor de cada funcionário, reconhecer e orientar para chegar a novas conquistas. Quem não gosta de um elogio após realizar um bom trabalho? Essa prática influencia positivamente ao colaborador e ao ambiente de trabalho.

Uma empresa que está preocupada em atender os anseios dos funcionários e entende-los como seres humanos, são encaradas com bons olhos pelos profissionais. Essa percepção de que cada colaborador é essencial e precisa estar motivado contribui muito para o crescimento do negócio.

4 – Feedback das tarefas são fundamentais

Assim como elogiar é uma forma de feedback sobre uma atividade, comentários, positivas ou negativas, também se fazem válidas para o crescimento do negócio e para o colaborador saber se o trabalho está sendo bem feito ou algo precisa ser ajustado.

Um dos desafios do líder é saber a medida certa dos comentários, que mesmo sendo negativo, deve ser construtivo e respeitoso, demonstrando o objetivo que é desejado.

5 – Escute os colaboradores

Esse momento, além de ser possível para encontrar sugestões válidas para a melhoria dos processos, é de o líder conhecer mais seus profissionais e suas necessidades. Entender o que motiva os funcionários e o que os abala é peça chave para uma caminhada de êxito nas empresas.

Uma ótima forma de estimular os colaboradores é realmente demonstrar interesse em suas expectativas, o que o incomoda e qual tipo de atividade o motiva.

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6 – Metas e programas de incentivo

Mesmo que o funcionário já receba seu salário mensalmente, ver a empresa crescendo, crescendo, cada vez mais trabalho e clientes e não ganhando algo a mais por isso, mesmo que algo pequeno, pode atrapalhar a motivação.

Criar metas alcançáveis de acordo com o cenário de climatização e atividades é essencial para manter o foco e dedicação. Recompensas fazem com que o colaborador sinta reconhecimento perante seu esforço e sua participação no crescimento do negócio.

7 – Funcionários empoderados

Esse item tem uma certa ligação com o anterior. Os funcionários precisam saber o que seu trabalho impacta diretamente na empresa. Não só o trabalho, mas todos os sentidos, como sua educação, seu trabalho bem feito, o capricho e limpeza no local do cliente.

É fundamental que o colaborador deve saber claramente seu papel dentro da empresa e qual sua importância no processo de crescimento do negócio. Sentir-se uma peça importante na engrenagem é motivador e lhes dá uma responsabilidade de empoderamento, de fazer parte, de ser importante para a empresa.

8 – Capacitação e atividades extras

A atualização de conhecimento e novas práticas dentro da empresa é constante. É bom para a empresa que pode qualificar de forma uniforme os profissionais e é ótimo para os colaboradores que adquirem maior conhecimento não só para a empresa, mas para a vida.

Um ponto que deve ser observado nesse item é que de nada adianta qualificar ainda mais os profissionais para o mercado, é preciso reter os bons talentos, qualifica-los pensando no meu do colaborador mas também da empresa, para que eles possam seguir por um bom tempo no negócio e a empresa manter sua equipe qualifica e cada vez mais capaz.

9 – Confiança no gestor

É comprovado que profissionais que confiam em seus superiores rendem mais. Esse sentimento gera um comprometimento maior por parte dos funcionários e cabe ao líder conquistar esse sentimento que também é motivacional.

Acreditar e confiar em promessas da empresa faz do colaborador alguém dedicado a fazer sua parte para alcançar aquele objetivo. Cabe aos gestor conquistar essa confiança de que o caminho a ser trilhado resulta no sucesso de todos.

10- Atividades externas

Realizar atividades externas em grupo é uma ótima iniciativa para fortalecer os laços entre os colaboradores e também entre empresa e colaboradores.

Eventos que saiam da rotina como uma festa de aniversário, um happy hour ou qualquer comemoração ou evento criado pela empresa aumenta a motivação do profissional e traz o funcionário para o lado do negócio.

Construir um relacionamento saudável, de confiança e amizade com seu colaborador aumenta a amizade, parceria entre os envolvidos e consequentemente aumentam os resultados positivos.

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Criar uma equipe motivada requer dedicação e força de vontade. É difícil os colaborador se manter motivado sempre se não tem um incentivo da empresa para isso. Quando a empresa entende as necessidades dos funcionários, a chance de crescimento é maior.

Nem sempre dinheiro e mais dinheiro resolve a parte motivacional. Como foi falado, sentir-se realmente importante e confiante para desempenhar um bom trabalho faz a diferença.

Crie formas de motivar seus funcionários, tenha eles ao seu lado e conquistem juntos o sucesso do negócio.

E você, tem alguma forma de motivar sua equipe para nos enviar? Compartilhe conosco, queremos saber :)

Redação do Portal WebArCondicionado.

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