[ x ] Fechar

Energia solar pode suprir metade da demanda mundial até 2050

  • 14 de outubro de 2014
  • Nenhum Comentário

A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou recentemente uma alternativa viável e importante para o investimento em energias limpas. Uma pesquisa aponta que até 2050 os diversos tipos de energia solar podem suprir mais de 50% da demanda elétrica mundial. O trabalho se baseou nos dados referentes aos anos de 2011 a 2013, em que um terço de todas as novas energias implantadas no mundo tinha derivado de energia eólica ou solar.

Sven Teske, especialista em energia do Greenpeace Internacional, acredita que esta pesquisa condiz com o atual momento, em que a pauta climática está em evidência no mundo inteiro. “Com o desenrolar da Cúpula do Clima da ONU, essa é exatamente a notícia que todas as pessoas preocupadas com mudanças climáticas querem ouvir”, afirmou.

Revolução Energética
Os dados publicados pela IEA confirmam os resultados da versão global do relatório “Revolução Energética”, publicado pelo Greenpeace em julho de 2012, que assim como a IEA, chegou à projeção de que a energia fotovoltaica pode chegar a 4.548 GW de capacidade instalada até 2050.

Hoje o país que mais constrói usinas fotovoltaicas é a China, seguido dos Estados Unidos. Mais da metade da produção é voltada para o consumidor final, ou seja, residências, shoppings ou indústrias.

“O Greenpeace pede aos governantes do mundo inteiro que aceitem o fato de que as energias renováveis são uma realidade e passem a realizar um planejamento energético que leve isso em conta. A eliminação progressiva dos combustíveis fósseis e nucleares é uma necessidade socioambiental e econômica e não pode ser vista como um peso para o desenvolvimento de nenhum país”, completa Teske.

Curso de Projetista de Aquecimento Solar
Considerando o assunto em pauta, lembramos que ABRAVA estará realizando o Curso de Projetista de Sistema de Aquecimento Solar, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de novembro em seu próprio auditório (Av. Rio Branco, 1492 – Campos Elíseos). Lá serão discutidas aplicações de sistemas de aquecimento solar para comércio, indústria e piscina, englobando a temática das energias renováveis.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *