logo_sanesulFoi lançada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), licitação para contratar empresa que irá realizar a manutenção em 145 aparelhos de ar condicionado, dos tipos janela e split, instalados na sede administrativa em Campo Grande.Está previsto um investimento de R$ 32.903,98 nos serviços, a abertura do certame ocorrerá no dia 11 de junho, às 8h 30min, o período do contrato é de 12 meses.

A maioria dos equipamentos já possui mais de 20 anos de uso, os mais novos estão em utilização há três anos. Instalados em três endereços diferentes, da Administração Central da Sanesul.

A contratação da empresa especializada auxiliará na agilidade da manutenção corretiva e preventiva dos aparelhos, contribuindo para a economia de energia elétrica do prédio. E também será possível manter a saúde e bem estar dos funcionários e visitantes da Sanesul. Proporcionando o cumprimento das exigências da lei (Portaria n° 3.523/GM/98) quanto à obrigatoriedade da manutenção neste tipo de aparelho.

Os serviços que a empresa especializada deverá realizar nos modelos de ar condicionado são:

Modelo “janela”: remoção e limpeza da tampa frontal e do gabinete e dos filtros; verificação dos níveis de ruídos e vibrações anormais; medição de registro de tensão e amperagem do equipamento em operação com compressor armado; operação do termostato de modo desarmar e rearmar o compressor, providenciar a correção deste quando necessário; medição dos sistemas de ventilação, exaustão e renovação, medindo a temperatura e vasão, dentre outros. Além de todos os procedimentos realizados com a remoção para oficina.

Modelo Split: passarão por remoção da tampa frontal e do gabinete; limpeza e lavagem dos filtros; inspeção de orifício de drenagem e desobstrução, se necessário, lavagem das serpentinas; medição do sistema de ventilação, exaustão e renovação de ar, medindo temperatura e vazão. A empresa vencedora realizará ainda a verificação do estado das tubulações frigoríficas, reconstituição, quando necessário, bem como completar a carga de gás, se necessário, e recuperação de partes oxidadas.

Serão feitas verificações semestralmente: substituição de peças danificadas, regulagem e limpeza geral.

A empresa a ser contratada precisa ter em sua equipe pelo menos um técnico-operador devidamente qualificado. Interessadas em participar devem retirar o edital na Gerência Jurídica e de Licitações (Gejul), localizada na Rua Euclides da Cunha, nº 975, Bairro Jardim dos Estados. Mais informações pelos telefones: (67) 3318 – 7713 ou 3318 – 7783. O valor da pasta é de R$50,00.

A exemplo da Sanesul outras empresas poderiam também buscar pela manutenção de seus equipamentos, uma forma de preservar a saúde, economizar e manter a qualidade de funcionamento dos seus aparelhos de ar condicionado.

Fonte: http://www.sanesul.ms.gov.br/Default.aspx?tabid=59&ItemId=1768