[ x ] Fechar

Empresa polonesa cria novo sistema para limpeza de ar-condicionado automotivo

  • 20 de janeiro de 2015
  • Nenhum Comentário

Empresa polonesa cria novo sistema para limpeza de ar-condicionado automotivoUma empresa localizada na cidade Lodz, na Polônia, inventou uma nova tecnologia para a limpeza de sistemas de ventilação em automóveis que funciona baseado na utilização de óxido de titânio.

Os primeiros testes já foram feitos no laboratório da empresa, e de acordo com os engenheiros, o aparelho é capaz de eliminar até 98% das bactérias, fungos e ácaros, que se proliferam dentro dos equipamentos, mais precisamente, nas evaporadoras, condensadoras, serpentinas. Além de se acumularem também no interior dos veículos, nos carpetes e bancos.

“O aparelho é colocado no sistema de ar condicionado de modo a que o radiador fique de fora. No interior há um disco de titânio. Graças a um processo eletroquímico são criados nanotubos (cilindros formados por átomos de carbono). Em consequência, os diodos UV iluminam a superfície do titânio o que leva à formação de uma forma ativa de oxigénio que elimina a contaminação microbiológica e os odores”, explicou Dawid Sobczak, engenheiro biotecnológico.

Esse sistema desenvolvido pela empresa polonesa ainda é só um protótipo, mas assim que começar a ser fabricado, ele poderá ser usado em qualquer veículo.

Confira abaixo o vídeo da matéria publicada no portal Euronews.com:

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *