[ x ] Fechar

Empresa indiana aposta na sustentabilidade para o crescimento de seu negócio

  • 14 de abril de 2014
  • Nenhum Comentário

Edifício da Infosys na cidade de Pune, na ÍndiaA Índia, 2º país mais populoso do mundo, terá de triplicar até 2020 a produção de energia para suprir a demanda de seus habitantes. Preocupados com o futuro, muitas empresas estão implantando novas técnicas para reduzir o desperdício e investindo em soluções ecológicas. A Infosys, multinacional indiana que fornece consultoria de negócios, tecnologia, engenharia, terceirização de serviços e uma das maiores empresas indianas de TI (Tecnologia da Informação), e segundo a ONU, uma das 25 empresas no mundo que mais investem em sustentabilidade, tem progredido nestas práticas.

De acordo com Rohan Parikh que lidera as ações verdes e a equipe de infraestrutura da empresa, “os edifícios são os maiores consumidores de energia, sendo assim, a Infosys propôs a construção de prédios eficientes”. A iniciativa teve resultados, reduzindo nos últimos cinco anos, 53% das emissões de gases em prédios construídos pela empresa, que aumentam o efeito estufa. Seu programa de retrofit em aparelhos de ar condicionado gerou uma economia de 10MW em pouco mais de três anos. Comparado a 2008, a redução de energia da companhia caiu 44% e o consumo de água 34%.

Foram implantados em seus edifícios, sensores que controlam a iluminação, AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e o consumo de água. A Infosys foi a primeira empresa a construir um edifício comercial com tecnologia de resfriamento radiante no país.

Rohan Parikh lidera as ações verdes e a equipe de infraestrutura da InfosysSegundo Parikh, as exigência de ar-condicionado e iluminação de edifícios passaram a ser questionadas . “Nós desafiamos os arquitetos na construção de projeto para garantir luz natural e ventilação em muitos dos nossos espaços de construção, redefinimos a forma como fachadas de edifícios são projetados para minimizar o ganho de calor e garantir luz natural, evitando persianas completamente”, diz o líder da Infosys. Atualmente, os prédios da empresa têm um Índice de Desempenho Energético anual de 85 kWh / m², o mais baixo na indústria.

O verde pode ser um bom negócio
Conforme o profissional, “a empresa tem provado que atitudes sustentáveis trazem benefícios rentáveis para cada negócio. Para a maioria de nossos projetos, tivemos um retorno sobre o investimento em menos de 3 anos”.

Sobre o futuro, Rohan diz que a Infosys continuará focada na conservação de energia por meio de retrofit em sistemas de ar condicionado e iluminação em seus edifícios já existentes. O objetivo é estabelecer novos padrões e referências, que possam ser aplicados em novos edifícios e em outras organizações. “Em breve, também teremos como foco, tratar todo o local de resíduos biodegradáveis e garantir a eliminação de aterros e maximizar a reciclagem. Para nós, não é apenas importante a Infosys ser verde, queremos levar todo mundo para o caminho da sustentabilidade. Para que possamos ter um futuro sustentável é imperativo que cada um de nós faça a mudança e aderindo este movimento”, diz Rohan Parikh.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de InformationWeek.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *