[ x ] Fechar

Empresa de HVAC apoia a igualdade de gênero na indústria de climatização

  • 17 de julho de 2017
  • Nenhum Comentário

Não é preciso trabalhar no setor de HVAC para se dar conta do ambiente predominantemente masculino, desde a profissão de técnico instalador até o ofício de grandes empresários. Assim como em outros segmentos, mesmo hoje ainda é raro ver a participação das mulheres na indústria.

Leia também: Mulher e ar-condicionado: tudo a ver

Apesar disso, algumas empresas estão demonstrando esforços para reverter essa situação e impulsionar o trabalho feminino no setor. É o caso da Ingersoll Rand, multinacional irlandesa que é dona da marca Trane e da Thermo King. A empresa aderiu ao acordo Paradigm for Parity, programa desenvolvido em dezembro de 2016 que busca alcançar um novo modelo no mundo corporativo, onde mulheres e homens tenham igualdade de poder, status e oportunidades. A meta principal do programa, agora com o apoio da Ingersoll Rand, é alcançar a total paridade de gênero até 2030, com uma meta de curto prazo para as mulheres ocuparem pelo menos 30% dos cargos de liderança.

Primeira empresa HVAC no Paradigm for Parity

O grupo é o primeiro da indústria de HVAC a se unir com outras 40 empresas que buscam desfazer a predominância de gênero, visando aumentar a participação feminina em cargos de liderança. Atualmente, a Ingersoll Rand oferece recursos destinados a engajar e apoiar mulheres, incluindo programas para liderança feminina e de mentoria.

Na verdade, essa ideia começou ainda em 2014, quando a multinacional estabeleceu os “Objetivos de Sustentabilidade 2020”, incluindo metas claras para atrair e manter um crescimento no número de mulheres em posições profissionais mais elevadas. Estes objetivos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para a igualdade de gênero.

Comprometimento e plano de ação para o crescimento das mulheres no setor

Michael W. Lamach, presidente e CEO da Ingersoll Rand, confirmou o empenho da empresa nessa empreitada. “Há muito tempo a Ingersoll Rand é uma defensora da criação e promoção da igualdade de gênero e, em toda a nossa organização, estamos proativamente implementando programas para acelerar o aumento da representação das mulheres em nossos cargos de liderança”, justificou, enfatizando o tratado: “O Paradigm for Parity fortalece o nosso compromisso com a igualdade de gênero e sinaliza para a comunidade empresarial que equipes de liderança equilibradas neste aspecto reforçam o engajamento dos funcionários e são inteligentes para os negócios”.

Como participante do programa, a empresa pretende implementar um plano de ação abrangente, contemplando a diversidade, a inclusão e os programas de liderança feminina que já estão em andamento. As etapas desse plano de ação incluem:

– Diminuir os preconceitos inconscientes no ambiente de trabalho;
– Ampliar significativamente o número de mulheres em cargos de liderança;
– Monitorar e comunicar regularmente o progresso e os resultados obtidos;
– Basear o desenvolvimento das carreiras no desempenho e nos resultados , além de criar uma mudança da cultura para modelos flexíveis de trabalho;
– Oferecer mentoria às mulheres com potencial para liderança.

Baixa liderança feminina em números

Ellen Kullman, co-presidente do Paradigm for Parity, aplaudiu a iniciativa da multinacional e alertou sobre o escasso número de mulheres nas lideranças, incluindo o setor de climatização. “Estamos honrados por mais uma empresa se juntar a um número significativo de empresas comprometidas com a igualdade de gênero. Atualmente as mulheres representam 46% dos profissionais no começo de carreira, mas apenas 29% dos cargos de vice-presidente e 19% dos cargos de presidência.”

Com o plano entrando em ação, resta aguardar para que a iniciativa dê certo e promova a igualdade de gênero nos diferentes setores, incluindo a nossa indústria. O WebAr apoia e respeita essa ideia.

Você conhece alguma mulher que atue com ar-condicionado? Comente com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Trane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *