[ x ] Fechar

Projeto vai avaliar o conforto dentro de aeronaves

  • 16 de abril de 2012
  • Nenhum Comentário

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) se juntou à importantes universidades brasileiras para criar o Projeto Conforto e Design de Cabine, que vai avaliar o conforto dentro de aeronaves, bem como o nível de ruído e vibrações em excesso, temperatura e iluminação desagradáveis, qualidade do ar precária e opções de entretenimento.

O objetivo do projeto é aperfeiçoar as novas gerações de aeronaves para tornar as viagens mais agradáveis para os passageiros, mesmo em casos de viagens de curta duração. Foi montada uma sala de embarque com finger (passarela que dá acesso ao avião) na Escola Politécnica da USP para simular o percurso do passageiro antes e durante a viagem. A parte principal da estrutura representa a cabine de um jato modelo 170 ou 190, com 30 assentos, instalada dentro de uma câmara de pressão (imagem abaixo) que reproduz as condições de voo.

Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da FAPESP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), integram essa parceria.


 

Seja um voluntário!

A avaliação do conforto será feita por meio de questionários respondidos por voluntários que participarão de um vôo num simulador especialmente construído para esse fim.

Assim, a equipe do projeto convida os interessados a participar de uma simulação de vôo e contribuir com a pesquisa. Os ensaios de duração variada ocorrerão a partir de maio de 2012 nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Os interessados deverão fazer a inscrição aqui ou entrar em contato aqui ou por e-mail: conforto@usp.br.

Para maiores informações: http://www.lete.poli.usp.br/confortodecabine/inicio.html

Fonte: Revista Pesquisa Fapesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *