[ x ] Fechar

Eco Cooler: climatização gratuita, sem energia e natural

  • 27 de junho de 2016
  • 5 Comentários

Já pensou na possibilidade de haver um ar-condicionado composto de materiais reciclados e que não gera custos? Aqui em nosso blog, já publicamos sobre ar-condicionado caseiro feito com cooler de computador, gelo e ventilador, cano de PVC e até com latinha de Pringles.

Mas agora a novidade da vez traz ainda mais benefícios por ser totalmente natural, dispensando o uso de peças que atuam como motores e também a eletricidade. A ideia surgiu em Bangladesh, onde engenheiros desenvolveram o Eco Cooler, definido como 100% ecológico. Assista ao vídeo:

As imagens mostram que os moradores do país asiático são sujeitos a períodos de calor, podendo chegar a 45°C. Por causa disso, a população sofre muito, considerando também que as casas são feitas de aço e as temperaturas são sempre intensas.

Como funciona
O Eco Cooler é construído com uma placa simples e algumas garrafas de plástico. Apesar do pouco material, com ele é possível baixar 5°C de temperatura em poucos minutos.

O vídeo ilustra como a operação é muito simples, basta fazer o teste de soprar em sua mão e abrir a boca e você vai sentir o ar quente. Por outro lado, fazer o mesmo exercício com a boca quase fechada vai fazer você sentir o ar frio. Para diminuir a temperatura do ar, o sistema do Eco Cooler basicamente usa essa diferença de pressão. As garrafas de plástico são cortadas em duas partes e colocadas na placa, que é anexada a uma janela e assim a casa fica climatizada naturalmente.

A grande ideia foi concebida pela Grameen Intel Social Business, uma empresa que trabalha para encontrar soluções tecnológicas que possam estar disponíveis para toda a população. Com esse ideal, a intenção não é lucrar com o Eco Cooler, mas compartilhar as instruções para que ele seja “fabricado” em qualquer lugar.

Faça a sua!
Como você viu no video, montar um Eco cooler não exige grandes complicações, mas pode ser construído facilmente através de garrafas de plástico acopladas em uma placa. Portanto, qualquer pessoa pode copiar o sistema e fazer um em casa, ganhando conforto sem prejudicar o meio ambiente e gratuitamente.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Colima Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Ideias sobre "Eco Cooler: climatização gratuita, sem energia e natural"

    • Olá Vinicius,

      claro, qualquer pessoa consegue fazer pelo que entendemos.”Pode ser construído facilmente através de garrafas de plástico acopladas em uma placa. Portanto, qualquer pessoa pode copiar o sistema e fazer um em casa, ganhando conforto sem prejudicar o meio ambiente e gratuitamente”.
      Se fizer nos conte depois.

      Obrigado pelo contato.