[ x ] Fechar

Dispositivo que inclui a opção de umidificar em aparelhos de ar condicionado é criado na Paraíba

  • 21 de agosto de 2014
  • 1 Comentário

Professor Nelson Oliveira, da IFPB.Um ar úmido, saudável para nosso organismo e com uma temperatura agradável pode ser proporcionado através dos umidificadores de ar. Até então, a maioria dos consumidores só podia ter acesso a essa umidificação através da compra desses umidificadores à parte, ou seja, adquirindo esse aparelho separadamente, ou por meio de uma restrita linha de ares-condicionados que oferecem no interior do próprio aparelho a função de umidificador.

No entanto, um novo projeto criado por Nelson Oliveira, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), possibilita a umidificação do ar mesmo em aparelhos que não possuem a função. Com o título “Dispositivo para Retorno da Água de Condensação dos Aparelhos de Ar Condicionado ao Ambiente”, o projeto em questão trata-se de um dispositivo a ser inserido dentro do ar-condicionado, umidificando o ar em ambientes onde se utiliza o aparelho. Segundo o estudo, o processo é consolidado através de ondas ultrassônicas.

A necessidade de reparar infiltrações ocasionadas por aparelhos mal instalados em salas do Campus de Patos do Instituto foi utilizada como motivação para a criação do dispositivo.

Sobre o projeto
Segundo Oliveira, a instalação do aparelho se dá de forma interna em qualquer tipo ou modelo de aparelho de ar condicionado cuja unidade evaporadora contenha bandeja de condensados e turbina. Seus objetivos são eliminar a necessidade de um canal externo na unidade evaporadora dos aparelhos e aumentar o nível de umidade do ar refrigerado. “A necessidade de um dreno externo nas unidades evaporadoras é hoje um fator limitante a instalação dos aparelhos de ar-condicionado e é de conhecimento geral os malefícios causados pela redução da umidade do ar a nossa saúde”, justifica o professor.

Com a implantação desse dispositivo, a tubulação de dreno no local do ar-condicionado não será mais necessária e o índice de umidade do ar será elevado. “É um invento inovador, no tocante ao modo como a água condensada é devolvida ao ar refrigerado no interior dos recintos, sem utilizar partes móveis ou aquecimento, o que o torna robusto e silencioso”, finaliza o docente.

Através do projeto, Oliveira teve seu pedido de patente encaminhado ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), sendo o primeiro docente de um campus da IFPB do interior do estado a solicitar o registro. O pedido de patente foi reproduzido no último dia 11 e aguarda aprovação.

Redação do Portal WebArCondicionado..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Dispositivo que inclui a opção de umidificar em aparelhos de ar condicionado é criado na Paraíba"