[ x ] Fechar

Dicas para instalações de sistemas VRF

  • 20 de novembro de 2013
  • 17 Comentários

*Por Otto RezendeDicas nas instalações de sistemas VRF

*Atualizado em 04/07/2017

Prezados leitores observem as fotos acima. A instalação parece perfeita, mas tem um problema sério que é a parede da caixa d’água na lateral dos equipamentos.

A proximidade da parede faz com que o ar quente que sai dos condensadores choque com as paredes e retorne para os condensadores mantendo uma temperatura de 48Cº. Isto causa alta pressão e baixa consideravelmente o rendimento dos equipamentos. Neste caso, devido a alta temperatura nos condensadores o insuflamento dos evaporadores estava com a temperatura de 17Cº e consequentemente não condicionando os ambientes.

Para solucionar o problema, foi necessário quebrar as paredes da caixa d’água para dar passagem de uma corrente de ar na altura nos condensadores. Este procedimento permitiu que o ar quente fosse empurrado para cima, e com isso a temperatura de entrada de ar dos condensadores baixasse para 35Cº, fazendo com que o sistema voltasse a trabalhar normalmente, baixando a temperatura de insuflamento dos evaporadores para 11 a 12Cº.Dicas nas instalações de sistemas VRF

*Otto Rezende é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP) e trabalha com sistemas de ar condicionado VRF.

Contato: ottorezende@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Ideias sobre "Dicas para instalações de sistemas VRF"