[ x ] Fechar

Dicas para instalações de sistemas VRF

  • 20 de novembro de 2013
  • 17 Comentários

*Por Otto RezendeDicas nas instalações de sistemas VRF

*Atualizado em 04/07/2017

Prezados leitores observem as fotos acima. A instalação parece perfeita, mas tem um problema sério que é a parede da caixa d’água na lateral dos equipamentos.

A proximidade da parede faz com que o ar quente que sai dos condensadores choque com as paredes e retorne para os condensadores mantendo uma temperatura de 48Cº. Isto causa alta pressão e baixa consideravelmente o rendimento dos equipamentos. Neste caso, devido a alta temperatura nos condensadores o insuflamento dos evaporadores estava com a temperatura de 17Cº e consequentemente não condicionando os ambientes.

Para solucionar o problema, foi necessário quebrar as paredes da caixa d’água para dar passagem de uma corrente de ar na altura nos condensadores. Este procedimento permitiu que o ar quente fosse empurrado para cima, e com isso a temperatura de entrada de ar dos condensadores baixasse para 35Cº, fazendo com que o sistema voltasse a trabalhar normalmente, baixando a temperatura de insuflamento dos evaporadores para 11 a 12Cº.Dicas nas instalações de sistemas VRF

*Otto Rezende é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP) e trabalha com sistemas de ar condicionado VRF.

Contato: ottorezende@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Ideias sobre "Dicas para instalações de sistemas VRF"

  • Otto Rezende, Boa Tarde!

    Tenho um ambiente para refrigerar porem a minha área externa que posso colocar os condensadores e de 50 metros de distancia, ou seja, 20 metros de altura e 30 metros de distancia.
    Ex: 20 AL × 30 DIS Total = 50 metros comprimento das linhas.
    Com o sistema de ar condicionado VRF
    Funciona?

    Aguardo Resposta

    Obrigado!
    Mario Dias

    • Olá Mario,

      sugerimos que envie sua mensagem diretamente par o Otto pelo e-mail ottorezende@ig.com.br, pois talvez aqui ele demore mais para ver.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. O Otto é colunista, mas não trabalha aqui na redação do blog.

      Obrigado pelo contato.

  • Estou interessado em adquirir o curso de sistema vrv, e as dicas que vocês Dã são muito importantes, só que aqui em Belo Horizonte não dão esse curso onde posso encontrar uma escala de referência. Já trabalhei em Portugal com o vrv como ajudante três anos, já faz 7anos hoje sou um empreendedor individual trabalho com os splits.Um abraço a todos e Obrigado.

  • Pingback: Samsung apresenta novos aparelhos ao mercado internacional de climatização | Install.Ca
  • Boa tarde, na verdade o que estava acontecendo para o mal funcionamento dos ar condicionado era um curto circuito de massa de ar quente.

      • boa tarde gostei mt das informacoes bom para nosso dia a dia no campo boas dicas valeu gostaria de receber informacoes sobre cursos e treinamentos de instalacao e manutencao de vrf obrigado

        • Olá.

          Você pode assinar nossa newsletter no topo ou no rodapé direito dessa página. Assim, você receberá semanalmente nossa novidades.

          Obrigado pelo contato.