O aumento das tarifas de energia elétrica em razão da atual bandeira tarifária vermelha está preocupando os consumidores quanto ao uso do ar-condicionado. Por esse motivo a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, apresenta dicas sobre o melhor uso do aparelho e a sua relação com o consumo de energia.

Em outubro a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a bandeira tarifária vermelha, ou seja, o nível mais alto para os próximos meses. Porém, com alguns cuidados é possível aproveitar o conforto que o ar-condicionado oferece sem ter que pagar muito mais na conta de luz.

Veja as dicas da ABRAVA para melhorar o desempenho do ar-condicionado:

– Manter a temperatura em 24ºC, em conformidade com a Portaria 3.523/98 e ANVISA RE-09, evitando temperaturas muito abaixo ou mesmo muito acima, como forma de ampliar a vantagem do ar condicionado como fator de aumento da produtividade e bem-estar dos ocupantes dos recintos climatizados.

Limpeza dos componentes: Filtros de ar, trocadores de calor, ventiladores, gabinetes e acessórios. A boa manutenção assegura uma operação do sistema livre de problemas com máxima eficiência e mínimo consumo de energia, desta forma garantindo a longevidade dos equipamentos, excelente qualidade do ar de interiores e podendo economizar até 50% de energia se comparado com sistemas sem a devida atenção de manutenção preventiva.

Substituição dos aparelhos antigos. Estudos indicam que se todos os equipamentos de Climatização com mais de 25 anos de funcionamento existentes no Brasil fossem substituídos por equipamentos de última geração, a economia resultante com eletricidade seria da ordem de uma usina hidrelétrica da dimensão de Itaipu.

Redação do Portal WebArCondicionado.