[ x ] Fechar

Dia do arquiteto e do engenheiro

  • 15 de dezembro de 2014
  • Nenhum Comentário

Hoje se comemora o dia de uma profissão muito importante para o setor de climatização: o dia do arquiteto. A data de 15 de dezembro foi escolhida em razão do nascimento de Oscar Niemeyer, pioneiro da arquitetura no Brasil. Além disso, outra profissão de destaque na área também foi celebrada recentemente: o dia do engenheiro, comemorado no dia 11 desse mesmo mês.

Por essa dupla de profissionais estar muito presente na indústria de climatização, sendo responsável por diversos processos dos sistemas desenvolvidos, o WebAr não poderia deixar de lembrar a grande importância dos arquitetos e engenheiros em prol do funcionamento do setor. Confira então como cada profissão está inserida nesse contexto:

Arquiteto
O arquiteto é um agente essencial em determinados projetos de climatização. Considerando que nas construções o sistema de climatização é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia, o trabalho do arquiteto torna-se fundamental para orientar a tomada de decisões, projetar e construir as edificações.

Itens como aquecimento, resfriamento, desumidificação, ventilação e qualidade do ar estão diretamente ligados às decisões tomadas no momento da concepção arquitetônica, como orientação solar, tratamento das fachadas, dimensões e posição das aberturas, especificação de materiais, acabamentos e escolha dos vidros.

Engenheiro
O profissional possui um papel de extrema importância para a qualificação do mercado, desde a sua habilitação para a elaboração de projetos até o planejamento, fiscalização e gerenciamento de serviços como instalações e manutenções. Por causa disso, o engenheiro deve estar sempre atualizado em relação às novas tecnologias, sendo o vetor de distribuição desse conhecimento ao mercado.

Vale lembrar que um ar-condicionado não é apenas instalado, mas precisa também ser estudado, planejado e bem executado. Portanto, a importância de ter ainda um engenheiro no planejamento e execução dos processos de climatização deve ser levada em consideração e também na prática.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *