[ x ] Fechar

Detentos mineiros pedalam para gerar energia elétrica e reduzir a pena

  • 18 de setembro de 2012
  • Nenhum Comentário

A cidade de Santa Rita do Sapucaí, localizada no sul de Minas Gerais desenvolveu um projeto energético diferenciado. Em conjunto com a penitenciária do município, o projeto chamado “Pedalando a Liberdade”, gera energia para uma tradicional praça da cidade através de quatro bicicletas instaladas na penitenciária.

Detentos pedalam para gerar energia e diminuir pena Como funciona
Os detentos pedalam nas bicicletas que, por sua vez, são ligadas a alternadores e baterias que armazenam a energia acumulada ao longo do dia. Oito detentos com bom comportamento foram selecionados para participarem do programa. Para cada 16 horas pedalando, é feita a remissão de um dia na pena. A ideia foi bem aceita e no momento há uma lista de espera para apenados que desejam participar do Pedalando a Liberdade.

Até o final do ano, a intenção é aumentar para dez o número de bicicletas, permitindo que trinta presos pedalem. O trabalho atual alimenta dez lâmpadas, e com a ampliação, o abastecimento irá para 34 lâmpadas.

Origem e benefícios
A ação, que teve início em maio deste ano, foi incentivada pelo juiz José Henrique Mallmann, da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da cidade. O magistrado observou um projeto semelhante já existente em uma academia nos Estados Unidos.

Ele comenta que a ação, além de ajudar o meio ambiente, traz benefícios físicos e resgata a autoestima dos presos que passam a se sentir úteis. O projeto reaproveitou bicicletas velhas e sem registro que estavam na delegacia da cidade mineira.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *