[ x ] Fechar

Descoberto mineral que transforma luz solar, calor e movimento em eletricidade

  • 24 de fevereiro de 2017
  • Nenhum Comentário

Pesquisadores da Universidade de Oulu, na Finlândia, descobriram um mineral capaz de transformar luz solar, calor e energia cinética em eletricidade, simultaneamente. É a primeira vez que cientistas identificam um material que converta as três fontes ao mesmo tempo.

O material pertence à família dos perovskita, que são minerais raros capazes de produzir energia a partir de fontes como raio solar, temperatura e movimento. O KBNNO é um tipo de cristal que não possui energia suficiente para abastecer uma casa, mas pode ser uma forma alternativa para carregar aparelhos eletrônicos.

Sobre o KBNNO

O KBNNO é um material ferroelétrico, assim como todas as perovskitas, repleto de minúsculos dipolos elétricos que atuam como as agulhas de bússola. Ou seja, quando ele experimenta mudanças na temperatura, seus dipolos se desalinham, disparando uma corrente elétrica, propriedade conhecida como “piroeletricidade”.

Além disso, o mineral é fotovoltaico, podendo gerar corrente elétrica quando exposto aos raios do sol e é piezoelétrico, pois pode converter as alterações na pressão causadas por movimentos, em eletricidade.

O único problema é a baixa eficácia na produção de energia. Ela é menor quando comparada a das perovskitas especializadas, como por exemplo, a de células solares, que são mais baratas mas dependem da luz do sol. Mas os cientistas acreditam que seja possível aumentar esse nível de eficiência e pretendem iniciar a comercialização em 2018.

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações da Revista Superinteressante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *