[ x ] Fechar

Danfoss expande parceria com Leanheat buscando Eficiência Energética no setor HVAC

  • 29 de junho de 2018
  • Nenhum Comentário

O Aquecimento Global é um problema que todo mundo já conhece, assim como a má distribuição dos nossos recursos naturais e econômicos. Administrar melhor o nosso consumo de energia é um dos meios para ajudar nessa crise. Há diversas indústrias que não ligam muito para os poluentes que produzem, e outras tantas que tentam compensar. Nesse cenário surge a notícia de que uma das grandes fábricas multinacionais, a Danfoss, está expandindo sua parceria com a Leanheat, que através do IoT (Internet of Things) instala soluções de eficiência energética em HVAC nos prédios pela Europa.

Tá bom, mas e eu com isso? De fato, a notícia não é nada impactante para nós, meros cidadãos brasileiros aqui do outro lado do Atlântico. Porém, é curioso perceber como uma multinacional como a Danfoss está se preocupando em expandir seus negócios com uma empresa voltada para soluções mais sustentáveis.

Quem é a Leanheat?

O que a Leanheat faz é muito simples, na verdade. A empresa conecta sistemas de aquecimento central com a internet. Os dados são armazenados e o sistema online passa a controlar em tempo-real o funcionamento dos climatizadores do prédio. Evita assim gastos desnecessários com energia. Outra coisa com que a Leanheat ajuda é a estocar a energia já produzida, para que ela não se perca e possa ser utilizada quando for necessário.

Já a Danfoss produz e desenvolve peças para vários segmentos do mercado. A novidade que a corporação anunciou é de que vai haver uma participação total de 46% na Leanheat, dobrando os 23% anteriores. Na prática isso quer dizer que as duas irão dividir mais recursos, que a Danfoss está trabalhando para tornar sua infraestrutura mais inteligente e eficiente do ponto de vista energético. E também que a Leanheat vai contar mais com os produtos da Danfoss.

Futuro do uso de energia

Pra quem lida diretamente com o mercado de HVAC, a notícia deve soar como uma caminho promissor. Os eletrodomésticos com Wi-Fi são parte essencial das casas inteligentes previstas para o futuro, e é uma inovação que muitas pesquisas dizem que vai recuperar o mercado.

Aqui no Brasil, entretanto, essa novidade ainda é um nicho muito tímido. Com grandes corporações se aproximando mais de sistemas inteligentes e online para administrar o uso de energia, pode significar que a tendência esteja se tornando uma regra – e se isso for verdade, as mudanças não devem tardar a chegar por aqui.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *