danfoss-refrigeração-comercial

A utilização de fluidos refrigerantes no setor de climatização e refrigeração está sempre em mudança, considerando que estamos sempre sujeitos às novas tecnologias que são desenvolvidas buscando agredir o mínimo possível o meio ambiente. Seguindo essa ideia, a Danfoss vem apresentando novas soluções em HVAC à indústria, lançando diferentes tipos de produtos para as principais alternativas de refrigerante de baixo potencial de aquecimento global (GWP) – como R448A, R449A e R452A.

Segundo a assessoria da companhia, “a incerteza sobre a seleção de refrigerante e o suprimento futuro, bem como os mal-entendidos sobre a adequação dos componentes, poderiam estar impedindo que alguns profissionais adquirissem as habilidades e os conhecimentos necessários para lidar com novos refrigerantes com confiança”. Com isso, a Danfoss informou que está publicando uma série de recursos online para ajudar na seleção, instalação e adaptação, e se comprometeu a continuar o desenvolvimento de componentes qualificados e compatíveis com os novos refrigerantes promissores à medida que surgirem.

Leia também: Conheça o HFO, Fluido Refrigerante que ganhou força no Varejo Brasileiro

Além disso, está introduzindo um número crescente de unidades multi-refrigerantes. Para aplicações de refrigeração comercial de pequeno e médio porte, como câmaras frigoríficas, o R448A, R449A e R452A são alternativas excelentes ao R404A (que tem um alto GWP), em complemento ao R407 A/F. Dada a curta duração e custo do R404A, a transição para refrigerantes alternativos com um nível de GWP mais baixo é um passo lógico a ser seguido agora. Vale lembrar que a Chemours também segue essa ideia através da linha Opteon.

Aplicação das soluções

A Danfoss contou ainda que as soluções estão disponíveis hoje para todas as partes dos sistemas de refrigeração com compressores, unidades de condensação, trocadores de calor, válvulas de expansão elétrica e termostática, válvulas solenoides, controles, controladores eletrônicos e outros componentes de linha – para aplicações de baixa ou média temperatura.

Lançamentos recentes incluem válvulas EVR v2, TE5-55, TU, compressores scroll e alternativos MLZ, VLZ e MTZ, e as unidades condensadoras Optyma™ com R448A, R449A e R452A. O plano de qualificação engloba o R513A e o R450A* como alternativas complementares de refrigerante ao R134a, uma vez que oferece desempenho semelhante.

Para aplicações independentes normalmente usadas em food service (serviços alimentares), as soluções de longo prazo são atraídas para refrigerantes naturais. Para aplicações com uma carga de refrigerante inferior a 150 g, a Danfoss oferece uma ampla gama de componentes adequados para vários refrigerantes A3*, como R290 e R600a. Em complemento ao R404A, o R513A é uma boa opção quando a limitação de carga é superior a 150g, ou quando o refrigerante de classe A3* não é aplicável.

Cool Tools da Danfoss

Para ajudar a identificar componentes adequados para novos refrigerantes, a companhia apresenta como opção o Coolselector® 2. O software pode fazer sugestões, permitindo que os usuários selecionem os componentes mais adequados com base em vários parâmetros, como capacidade de refrigeração, refrigerante, evaporação e temperatura de condensação, além de muitas outras variáveis críticas de sistemas comuns de refrigeração. Além de uma série de refrigerantes, o Coolselector® 2 também suporta cálculos para vários sistemas de refrigeração e seleção de componentes para câmaras frigoríficas.

Vale lembrar que o software de seleção da Danfoss trabalha de mãos dadas com a ferramenta Low-GWP e o aplicativo Refrigerant Slider, permitindo que os clientes identifiquem facilmente os componentes certos para refrigerantes alternativos de acordo com suas propriedades termodinâmicas específicas.

*dependendo dos modelos

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Danfoss.