[ x ] Fechar

Cuidado com produtos utilizados na limpeza do ar-condicionado

  • 09 de abril de 2015
  • Nenhum Comentário

Cuidado com produtos utilizados na limpeza do ar-condicionadoMuitas pessoas, e até mesmo empresas que prestam serviço de limpeza em sistemas de ar condicionado desconhecem a existência de produtos específicos e acabam comprometendo não só os equipamentos, mas também a saúde de quem fica exposto, utilizando produtos que possuem componentes químicos muito agressivos. Isso porque, ao ligar o equipamento, o cheiro do produto se espalhará pelo ar, causando reações alérgicas em quem estiver por perto.

Veja o que diz a ANVISA
De acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), todos os produtos saneantes utilizados na limpeza dos componentes dos sistemas de climatização devem ser devidamente registrados ou notificados no órgão para esse fim e não podem conter em sua fórmula: Formaldeído e nem qualquer tipo de cera. Além disso, não podem ter ação biológica e nem atividade antimicrobiana, tais como desinfetantes para bandejas e dutos de ar-condicionado.

Exemplo de caso de intoxicação
Onze alunos e uma professora de uma escola em Vila Nova de Famalicão em Portugal foram intoxicados por produtos utilizados na limpeza do ar-condicionado da sala de aula no dia 19 de março.

Os estudantes e a professora responsável pela turma na Escola Secundária D.Sancho I, sofreram forte reação alérgica que ocasionou náuseas, vômitos e dores abdominais. Todos foram encaminhados ao hospital mas não houve nenhum caso grave.

Qual a forma indicada:
O aconselhado é limpar a unidade interna dos aparelhos apenas com água e sabão neutro, e a higienização da unidade externa deve ser feita por uma empresa qualificada.

Cada marca possui suas recomendações específicas, por isso o ideal é ler o manual de instruções do aparelho antes de realizar a limpeza da unidade interna.

Redação do Portal WebArCondicionado.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *