[ x ] Fechar

Cresce a venda de veículos com ar condicionado

  • 07 de novembro de 2012
  • 2 Comentários

Cresce a venda de veículos com ar

Atualizado em 28/02/2014

Com a onda de calor e a baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos meses, não são só as vendas de aparelhos de condicionadores de ar que estão em alta. A venda e a manutenção de automóveis com ar condicionado dobrou nos últimos meses na maioria das capitais do país, o que faz com que o consumidor espere até 45 dias para receber o veículo.

Item de exigência

Carros com ar condicionado deixaram de ser objeto de luxo e se tornaram populares. Embora a maioria procure por uma condução mais barata, os consumidores estão se mostrando mais exigentes quanto ao ar condicionado. E as fabricantes decidiram investir nessa demanda. Dados divulgados pela Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que em 2006 47% da frota produzida pelas quatro principais fábricas do país continham condicionadores de ar. Atualmente, esse índice chega a 80%, justificado pelo crescimento de renda e aumento da classe média.

Hoje os carros das classes A e B já vêm com o aparelho de fábrica, custando em torno de R$ 1.800. Porém, se o comprador preferir instalar posteriormente, o valor sobe para R$ 4 mil.

Cresce a venda de veículos com arFila de espera nas concessionárias

Com o mercado aquecido, algumas concessionárias da região sul e sudeste registram aumento nas vendas em até 60% em alguns casos. Segundo a Fenabrave, em municípios como Marília (SP) e Porto Alegre as vendas superaram os 40% em comparação ao ano passado. O resultado disso é a fila de espera para fechar o negócio, que pode chegar a 45 dias, variando com o modelo escolhido pelo cliente. O estoque nunca esteve tão vazio, estima-se que não passem de 70 veículos por cliente, sendo normalmente 300.

Mais trabalho nas oficinas

Junto com o aumento nas vendas cresce também o trabalho nas oficinas. As cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro constataram que a instalação e manutenção de ar condicionado nos veículos dobraram em comparação ao mesmo período em 2011. Sobretudo na manutenção e limpeza dos filtros, além de higienização e troca de aparelhos. A maioria dos mecânicos comenta que muitas pessoas só percebem a perda de rendimento do ar condicionado quando deixa de esfriar ou apresenta um cheiro desagradável de mofo.

Ano histórico

Estima-se que para o fim de 2012 e início de 2013 a procura por automóvel irá aumentar ainda mais. O impulso veio com o aumento de temperatura na maioria das regiões do país, o adiamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para automóveis e o décimo terceiro salário. O vice-presidente da Fenabrave-RS acredita que esse ano tem tudo para ser um ano histórico na venda de carros zero quilômetro, já que a produção de carros no país está no limite da capacidade.

Filtro automotivo sujoRecomendações

Mas para que o ar condicionado do seu carro não te deixe na mão, é necessário realizar a manutenção preventiva do filtro, responsável por impedir que a sujeira entre no interior do automóvel. Apesar do manual de serviço especificar muitas vezes o prazo de troca de filtro, que pode variar de 5.000 a 10.000 km, o recomendado é trocá-lo a cada revisão, dependendo do estado do mesmo. A partir da troca, o usuário irá perceber um maior rendimento do condicionador de ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Cresce a venda de veículos com ar condicionado"