[ x ] Fechar

Cool Brick: você conhece a esponja que pode resfriar o ambiente?

  • 11 de julho de 2016
  • Nenhum Comentário

O verão ainda está longe no Brasil. Apesar disso, diversas formas de refrigeração são inventadas no mundo todo, e o alvo de hoje é o Cool Brick. A fim de combater as altas temperaturas sem consumir eletricidade, um estúdio de design chamado Emerging Objects colocou em prática a ideia em formato de esponja, possibilitando refrigerar um ambiente apenas com água.

Fabricado com um material cerâmico por uma impressora 3D, o Cool Brick possui um compartimento para armazenar o líquido. A refrigeração do local que o comporta é dada pelo princípio de refrigeração por evaporação: basta preencher os buracos do Cool Brick com água e o fluxo de ar que ocorre quando evapora permite que a baixa temperatura seja produzida no interior da casa. Veja o vídeo:

“É uma alternativa aos sistemas de refrigeração elétricos ou ao ar-condicionado”, diz Ronald Rael, um dos designers. “É uma solução muito mais natural para economizar energia e espantar o calor”, completa.

Umidificação
A ideia foi inspirada em um sistema conhecido como Muscatese, que é comumente utilizado em zonas de deserto para umidificação do ar. Uma espécie de janela que tem um recipiente de cerâmica localizado atrás para ajudar a umidificar o ar que entra através dos furos.

Já no Cool Brick, a esponja foi construída em forma modular para que se possa encaixar sua estrutura uma na outra. A água pode ser depositada manualmente ou por meio de uma bomba e a quantidade de líquido necessária depende do tamanho da área e do fluxo de ar.

E aí, gostou da ideia?

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *