[ x ] Fechar

Controle de vazão de água foi tema de debate na ASBRAV

  • 04 de junho de 2012
  • Nenhum Comentário

Durante palestra realizada no último dia 24/5, a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação) debateu iniciativas que auxiliam no controle de vazão da água em casos onde o sistema utiliza água para gelar. Dentro da pauta proposta, duas tecnologias foram abordadas pelos participantes do encontro: a válvula de pressão independente e a válvula de energia (Energy Valve).

– É muito importante, hoje em dia, levar em consideração a preocupação com os sistemas para que sejam eficientes. Os produtos são desenhados para projetos sustentáveis e focados no combate ao desperdício de energia – explica o gerente de produto da Belimo, Julio Londoño.

O foco são estabelecimentos comerciais que utilizam água gelada para ar condicionado. Entre os diversos benefícios da tecnologia da pressão independente estão a eliminação de problemas que geralmente acometem sistemas de fluxo variáveis e ainda evita que seja preciso um novo balanceamento quando o sistema for trocado. Os custos de bombeamento também são reduzidos e aumenta a vida útil do sistema.

– Os sistemas eficientes precisam de equipamentos capazes de medir, controlar e se adaptar às variações, principalmente em cargas parciais onde operam na maior parte do tempo – completa o engenheiro e diretor da Mercato, Rodrigo Miranda. A Mercato é uma empresa gaúcha de distribuição de equipamentos de automação.

Fonte: Portal SEGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *