[ x ] Fechar

Controlado à distância, ar-condicionado é um dos principais itens de casa ecológica criada por estudantes

  • 17 de novembro de 2016
  • Nenhum Comentário

A Olimpíada do Conhecimento, realizada a cada dois anos pelo SENAI e pelo SESI, reuniu na última semana, em Brasília, 1.200 estudantes de todo o Brasil. Os jovens competiram em sete áreas tecnológicas, com provas em grupo, avaliações individuais e criação de projetos inovadores.

A equipe vencedora levou a medalha de ouro por construir uma casa inteligente e ecologicamente correta de 36m². Com uma verba de apenas R$ 47 mil, fornecida pelo Senai, o projeto chamou a atenção de diversos empresários que participaram do evento.

O grupo teve entre 16 e 20 horas para executar o projeto. Eles criaram móveis multifuncionais com material reciclável e projetaram um sistema de reaproveitamento da água da chuva para ser usada na descarga do banheiro e na limpeza da casa.

Smartphone controla ar condicionado e outros sistemas

Através de um smartphone é possível controlar o sistema de ar condicionado à distância, para economizar tempo e energia. A iluminação, a televisão e as câmeras de segurança também podem ser controladas da mesma forma, basta estar conectado à internet.

Segundo o estudante do curso técnico em eletrônica, Jônatas Ferreira, a ideia é levar comodidade ao usuário, um diferencial que ele acredita ter garantido o ouro para o seu grupo. Mas além da medalha, os estudantes receberam muitas propostas de empresários interessados na ideia.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *