diego-cartolaPor Diego Spolaor*

 

modelos-ar-condicionado

Quer comprar um ar-condicionado e ainda não decidiu o modelo? Quero te ajudar a esclarecer as dúvidas na hora da compra!Olá, sou Diego Spolaor, técnico instalador da empresa ItaClima Soluções em Ar Condicionado. Estou aqui para ajudar você que quer adquirir o seu primeiro ar-condicionado e está com dúvidas na hora de fazer esse investimento.

Modelos de ar-condicionado

O primeiro passo é escolher o modelo do seu aparelho. O ar-condicionado possui um leque com vários modelos, o primeiro que conhecemos e ainda existe no mercado são os ACJ, conhecidos como ar-condicionado Janela, que são aqueles quadrados. Depois temos os modelos Split, divididos em algumas categorias: modelo HI-WALL, CASSETE, PISO TETO, MULTI SPLIT e por último o ar-condicionado PORTÁTIL.

Se você mora em apartamento e as regras do seu condomínio impedem você de ter um Split, você poderá optar pelo ar-condicionado PORTÁTIL.

Se você já tiver o suporte deixado pela construtora como existe em muitos prédios, poderá adquirir o AR DE JANELA.

Os SPLITS somente se o condomínio permitir a instalação ou se a construtora deixou a infraestrutura pronta. Se você quer climatizar sua residência, seja lá qual cômodo for, você pode optar por esse modelo, escolhendo aquele que atenda melhor a sua necessidade. Os mais usados em residências são os splits HI-WALL e o CASSETE, dependendo do local; já o PISO TETO são mais direcionados a espaços grandes pois eles possuem uma flecha de ar com um alcance bem maior que o HI-WALL ou CASSETE, por isso é muito usado em salões de festas, comércios, etc.

O ar SPLIT ainda é dividido entre modelos CONVENCIONAIS e os INVERTER – esses, além de serem muito mais silenciosos, garantem uma ECONOMIA DE ENERGIA de até 60%, segundo alguns fabricantes. Vale lembrar ainda dos recentes modelos 8 polos, que prometem ainda mais economia.

Potência do ar-condicionado

Agora que você já sabe os modelos dos condicionadores de ar do mercado você tem que escolher o que tenha capacidade ideal para refrigerar o seu ambiente. É preciso prestar muita atenção em paredes, vidraças ou janelas expostas ao sol principalmente na parte da tarde.

calculadora-BTUTambém verifique se o ambiente possui perda de ar frio; quantas pessoas esse ambiente irá receber; luzes; aparelhos eletrônicos… Tudo isso conta na hora de climatizar, pois são coisas que geram calor e atrapalham o rendimento do aparelho. Uma boa dica é utilizar a calculadora de BTU para saber a potência ideal.

Voltagem do ar-condicionado

Já escolhi meu aparelho, mas e a energia? Todos os aparelhos são 220v, com exceção de alguns modelos Janela e Portátil. Se a sua casa não possui essa voltagem você pode optar pelo uso de um transformador de 110v para 220v, lembrando sempre de deixar uma sobra de WATTS, sempre o dobro do aparelho de ar condicionado, pois a compra errada pode prejudicar o produto.

Instalação qualificada

Agora que você já sabe tudo o que precisa para comprar um ar condicionado, só não pode errar na instalação. Procure sempre alguém com capacitação no ramo, pois não basta chegar, pendurar o aparelho e ligá-lo na tomada. Existem economias que escorrem pelos dedos.

Se você comprou um SPLIT, seja qual modelo for, precisa de alguém qualificado e que siga rigorosamente o que cada FABRICANTE PEDE NO MANUAL, pois qualquer avaria o cliente poderá até mesmo perder a GARANTIA DO PRODUTO, além de não ter o rendimento desejado e a economia de energia ir para o espaço.

Mas esse assunto de instalação vamos deixar para o nosso próximo post que será focado em INSTALAÇÕES IRREGULARES E INSTALAÇÕES SEGUINDO AS NORMAS DOS FABRICANTES E SUAS DIFERENÇAS.

Espero ter ajudado e até mais!

Guia Prático para você comprar seu ar-condicionado

diego-assinatura

* Lembramos que esse texto é de autoria do nosso colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.

Colunista do Portal WebArCondicionado