[ x ] Fechar

Conheça o “ardepobre” e nos dê sua opinião, será que funciona?

  • 28 de janeiro de 2016
  • 4 Comentários

Conheça o “ardepobre” e nos dê sua opinião, será que funciona?Já vimos e divulgamos aqui no blog diversas ideias de “ar-condicionado caseiro”, feitas com isopor, garrafas plásticas e até mesmo com pote de sorvete. Mas todas elas, de uma forma ou outra, necessitam da energia elétrica, com o uso de um ventilador. Porém, essa parece ser a mais simples e verdadeiramente econômica, se funcionar, claro.

O “ar-condicionado de pobre”, nome dado pelo seu inventor, é feito de cano de PVC e é baseado em mecânica de fluidos, onde uma leve brisa pode ser transformada em um agente de fluxo de ar, retirando o ar quente que fica embaixo do telhado ou da laje.

Como montar o seu “ArDePobre”
T de PVCVocê vai precisar de dois pedaços de um tubo de PVC, de um ‘T’ e de um joelho/cotovelo 90º. O ‘T’ será o “gerador”. O ar que passar por cima do teto entrará no ‘T’. O deslocamento do ar interior vai puxar o ar do tubo que estará conectado ao outro tubo pelo cotovelo de 90º.

O ar que será puxado é o quente que estará dentro da casa. E para ocupar o espaço dele, uma brisa entrará por uma das janelas, fazendo uma convecção forçada pela brisa de acima do teto. Ou seja, a brisa é forçada a entrar pela janela, enquanto o ar quente é soprado para fora da casa pelo tubo.

Para escolher a altura que o T deve ficar para puxar o máximo de ar possível, você deverá fazer um estudo do local. Se sua casa fica em cima de um morro, por exemplo, joelho de 90ºnão precisa colocar muito alto.

“O protótipo foi testado em uma pequena casa em Salvador no fundo de uma outra casa na Pituba, um bairro a 15 Km do centro da cidade e a 2 Km da orla. A temperatura foi esfriada em pelo menos 5 graus, mas a brisa ajudou a melhorar o ambiente e também secava a roupa mais rapidamente”, explica o autor do artigo.

Claro que o seu ambiente não vai ficar gelado, mas essa engenhoca pode ajudar a diminuir aquela sensação de abafamento enquanto você não consegue adquirir um aparelho de ar condicionado de verdade. Fica a dica!

Fonte: Blasting News

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "Conheça o “ardepobre” e nos dê sua opinião, será que funciona?"

  • O principio é basico, o ar gelado entra por baixo ate 150cm do chão e o ar quente sai por cima, o cupinzeiro tem o mesmo principio, casa no deserto tambem, fiz em casa, no telhado fazendo uma entrada de ar e uma saida o ambiente interno melhorou bastante, porque tirou o ar quente preso abaixo das telhas, maravilha.
    abraço

  • poderia explicar melhor a montagem do “ar de pobre”? eu achei a ideia interessante para fazer o ar quente sair. se puder mande para meu e-mail. Obrigado.

    • Olá Carlos,

      todas as informações que temos estão acima. Mas não tem nenhum mistério, é exatamente o que diz ali, porque não tem nenhum sistema para funcionar, apenas os canos.

      Obrigado pelo contato.