[ x ] Fechar

Conheça as 7 obras contempladas com o prêmio “Destaques do ano Smacna Brasil”

  • 02 de setembro de 2014
  • Nenhum Comentário

Prêmio SMACNAOcorreu no dia 27 de agosto, no Centro de Convenções Espaço APAS,em São Paulo, a cerimônia de premiação do 21º Destaques do ano Smacna Brasil 2013. A premiação é concedida anualmente pelo capítulo brasileiro da entidade técnico-científica Sheet Metal Air Conditioning Contractors National Association (SMACNA) e pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).

Com o objetivo de promover o reconhecimento em âmbito nacional dos melhores trabalhos de engenharia termo-ambiental do ano anterior, nesta edição sete obras foram contempladas.

Para conceder o prêmio, a comissão técnica de avaliação verifica se as obras possuem características que as diferenciam das convencionais nas instalações adotadas para fins de condicionamento de ar, refrigeração, ventilação e aquecimento. Além disso, elas devem seguir algumas condições, como: aprovação e satisfação do cliente; coordenação entre cliente, projetista, instalador e fabricantes de equipamentos; e conformidade com normas técnicas, de segurança e meio ambiente vigentes, além de manuais e recomendações da Smacna/Abrava.

Conheça os sete projetos premiados

1) Estádio Jornalista Mario Filho – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
Instalador: Ambient-Air Ar Condicionado Ltda. – (RJ)
Cliente: Consórcio Maracanã Rio 2014
Categoria: Retrofit / Conforto
Fabricante: Midea Carrier + Daikin McQuay

MaracanãO projeto de modernização do Maracanã, maior estádio da Copa 2014, transformou o sexagenário em uma arena moderna e confortável, com um sistema de ar condicionado de última geração.

O sistema de ar condicionado tem capacidade total de 3020 TR e atende a uma área climatizada de 40.000m².

Além de um sistema de água gelada com 1050 TR que atende as áreas do térreo, e outros sistemas independentes apenas para as áreas de TI, que operam durante 24hs com umidade relativa controlada, totalizando 230 TR. Nas salas de No-breaks, foram instalados sistemas de expansão direta tipo splitão, com capacidade de 100 TR. Já, os demais andares, receberam sistemas de VRF com duplo inverter, totalizando 1640 TR. E mais, para completar, sistemas de exaustão mecânica, atendem sanitários, copas, cozinhas e escadas.

2) RioMar Shopping Recife – Recife/PE
Instalador: Arclima Engenharia Ltda. – Recife (PE)
Cliente: Riomar Shopping S/A.
Categoria: Obra Nova – Conforto
Fabricante: Midea Carrier

RioMarO Shopping Rio Mar abrange uma área de 384.000m², sendo que 142.000m² são climatizados. O sistema de climatização que foi instalado é do tipo expansão indireta com condensação à água. Além disso, um sistema de alta temperatura também foi implantado. O projeto adotou também o sistema de Piso Frio Radiante, constituído por painéis térmicos isolantes no contra-piso e tubos de polietileno, condutores de água gelada de resfriamento, com o objetivo de aumentar o conforto ambiental. Para o horário de pico, foram colocados dois tanques de água gelada com temperaturas de 4Cº a 10Cº.

Um dos focos deste projeto, é a preservação do meio ambiente, por isso foi utilizado o gás refrigerante ecológico, nos Chillers e também na recuperação e armazenamento da água de condensados das unidades de tratamento de ar. A energia térmica desta água é aproveitada na climatização e em seguida ela é interligada na reposição de água das torres de resfriamento, reduzindo assim, em 20% no consumo.

3) Siemens – Parque Tecnológico – Rio de Janeiro/RJ
Instalador: Constarco Engenharia e Comercio Ltda. – (SP)
Cliente: Siemens Ltda.
Categoria: Obra Nova / Conforto
Fabricante: Hitachi

SiemensO R&D Center da Siemens, localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos maiores grupos de engenharia elétrica e eletrônica do mundo, onde estão concentradas todas as atividades de pesquisas e desenvolvimento do grupo.

Foram instaladas na central de ar condicionado, duas unidades resfriadoras de líquido (Chiller) de condensação a ar de alta eficiência, compressor tipo parafuso, além de um sistema de bombeamento primário e secundário, com um controle de distribuição feito através de unidades CLP (controlador lógico programável) de ação PID (proporcional-integral-derivativo), integrado através de IHM (Interface Homem/Máquina).

Os condicionadores de ar possuem sensores eletrônicos sensíveis, de precisão, com alto fator de calor sensível, que não param de funcionar durante o verão e o inverno, com controle de temperatura e umidade relativa.

Além disso, todos os equipamentos foram baseados nos mais modernos padrões de eficiência energética, obtendo o selo LEED GOLD.

4) Laboratórios B. Braun S/A – Projeto Lisa – São Gonçalo/RJ 
Instalador: Ergo Engenharia Ltda. – (SP)
Cliente: Laboratórios B. Braun S/A.
Categoria: Obra Nova – Industrial
Fabricante: Midea Carrier

B BraunO projeto L.I.S.A, realizado na Fábrica de Soluções Parenterais de Grande volume da B.Braun, conta com um sistema de expansão indireta composto por resfriadores de líquidos com condensação a água. O sistema de ventilação mecânica possui caixas de ventilação com filtragem e os sistemas de salas limpas foram feitos com filtragem terminal, visando o atendimento da Área de Produção classes C e D e com interface junto ao Sistema de Produção.

O projeto utilizou soluções como: Combinação de chillers de diferentes tecnologias, com o objetivo de maximizar a eficiência energética; Automação e controle de velocidade de ventiladores das torres de resfriamento, contribuindo assim com a redução do consumo de energia, ruído e da taxa de evaporação de água; Uso de controle de velocidade para os motores, para ajuste automático da operação.

Este projeto resultou em uma solução sustentável, gerando além de benefícios econômicos, benefícios ambientais e sociais.

5) Shopping Ponta Negra Manaus – Manaus/AM
Instalador: Newset Tecnologia em Climatização Ltda. – (SP)
Cliente: JHSF Manaus Empreendimentos e Incorporações S/A.
Categoria: Obra Nova – Conforto
Fabricante: Daikin McQuay

Ponta negraO Shopping Ponta Negra, localizado em Manaus, possui uma área total de 37.000m². A obra realizada possui o sistema de climatização do tipo expansão indireta, com condensação a água.

A central de condicionamento de ar do Shopping é atendida por quatro torres de resfriamento de água, que dissipam 7.380.000 kcal/h e contam com ventiladores especiais com baixo nível de reído.

Foram utilizados dois conjuntos de centrífugas Daikin com capacidade de 1.200 TR cada, formados por duas unidades de 600 TR em série com contra fluxo, totalizando em 2.400 TR, o que resultou em um melhor desempenho e eficiência.

A utilização de válvulas de balanceamento independentes de pressão da Danfoss, garantiu a vazão máxima de água gelada de cada ponto de consumo. E no condicionamento de ar da praça de alimentação e outros ambientes, foram utilizados climatizadores de ar da Newtork e Weger.

6) Morumbi Corporate / São Paulo-SP
Instalador: Prodac Ar Condicionado Ltda. – (SP)
Cliente: Multiplan Empreendimentos Imobiliários
Categoria: Obra Nova/Conforto
Fabricante: Johnson Controls

Morumbi corporateO sistema de ar condicionado adotado pelo Morumbi Corporate foi o de expansão indireta, com condensação a água e as centrais são acionadas por inversores de freqüência e refrigerante ecológico R-134ª.

Foram instalados 1380 fancoletes hidrônicos do tipo de embutir, sobre os forros dos escritórios, preparados para operarem em alta pressão e com filtros de alta eficiência.

Além disso, foram implantados sistemas de ventilação comandados por inversores de freqüência em diversos ambientes. E a instalação de HVACR é supervisionada por controladores digitais da Johnson Controls.

Este projeto é sustentável e pré-certificado LEED GOLD.

7) Hospital Unimed – Rio de Janeiro/RJ
Instalador: Star Center Soluções em Climatização Ltda.- (SP)
Cliente: Unimed Rio Emp.Médicos e Hospitalares Ltda.
Categoria: Obra Nova/ Especial
Fabricante: Midea Carrier

UnimedNo projeto Hospital Unimed do Rio de Janeiro, foram utilizados equipamentos de alta performance da Carrier, com um compressor centrífugo parafuso do tipi Tri-Rotor com fluído refrigerante R134a.

Foi utilizado nessa obra, o sistema de climatização do tipo expansão indireta. As torres de arrefecimento são do tipo silencioso, com ventiladores axiais e eliminadores de gotas de alto rendimento e motores de alta eficiência. E a central de água gelada foi instalada com circuitos primário e secundário (com variador de freqüência).

No centro cirúrgico e na farmácia de manipulação foram instalados condicionadores especiais, com bateria de filtragem, sistema de umidificação, serpentina para resfriamento e desumidificação e demais acessórios que garantem a qualidade do ar atendendo às condições termo-higrométricas solicitado pela norma.

Todos o processo de climatização é comandado por sistemas de automação que controla as condições internas necessárias para cada tipo de ambiente, pois por se tratar de um hospital, existem muitas exigências que variam de acordo com cada área.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Hvac Mercosul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *