[ x ] Fechar

Confira como foi a Marcha Pelo Clima no Brasil

  • 02 de dezembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Para que a Conferência Mundial do Clima não fique apenas nas boas intenções, milhares de pessoas em diversas cidades do mundo foram às ruas em movimento pela defesa do meio ambiente. No Brasil, diversas cidades participaram e Ong’s tiveram apoio das prefeituras.

Belo Horizonte
Marcha pelo Clima em Belo HorizonteEm Belo Horizonte, os manifestantes coordenados pelo Greenpeace, Partido Verde e Avaaz caminharam da Praça Sete, na região central em direção à Praça da Liberdade. Levando cartazes em favor da doação de água, dos ursos polares e com frases de ordem como “Salve a Amazônia” eles gritavam repetidamente “proteção ao clima não conhece fronteiras”, “sem água para beber” e “em defesa dos povos indígenas”.

São Paulo
Marcha pelo Clima em São PauloA marcha de São Paulo, uma das maiores do mundo, começou na Avenida Paulista, em frente ao Masp e seguiu para o Parque do Ibirapuera. A ONG SOS Mata Atlântica estendeu uma enorme bandeira, do Brasil, que ocupou as quatro faixas da Paulista. No final, Lenine, Arnaldo Antunes e Mariana Aydar se apresentaram em um “Show pelo Clima” gratuito com apresentação de Letícia Sabatella.

Porto Alegre
Marcha pelo Clima em Porto AlegreEm Porto Alegre, a ONG Toda Vida abraçou a causa e reuniu outras organizações, coletivos, poder público e sociedade civil para fazer, de forma colaborativa, uma festa pelo clima. A Marcha pelo Clima em Porto Alegre também foi um movimento pela responsabilidade ambiental e pela paz.

Curitiba
Marcha pelo Clima em CuritibaAlém da Marcha pelo Clima, Curitiba realizou também uma “Bicicletada Climática Global” e enviou um recado aos governantes reunidos em Paris: “Vamos deixar os combustíveis fósseis no solo e viabilizar uma transição onde os investimentos em energias limpas e renováveis passem a ser prioridade. O hidrocarboneto está com os seus dias contados”, exclamou a diretora da ONG 350.org Brasil, Nicole Figueiredo de Oliveira.

Rio de Janeiro
Marcha pelo Clima no Rio de JaneiroA Marcha pelo Clima no Rio de Janeiro reuniu os manifestantes nas praias de Ipanema e de Copacabana. O combate ao desmatamento, o fomento à micro geração de energia solar e eólica e preservação dos recursos hídricos estavam entre as reivindicações. Além disso, eles destacaram também o fim de subsídios aos combustíveis fósseis e defenderam a investigações sobre o derramamento de rejeitos no Rio Doce.

Goiânia
Marcha pelo Clima em GoiâniaA caminhada em Goiânia saiu do Parque Areião e seguiu até o Parque Vaca-Brava, no Setor Bueno. Foram cerca de 50 pessoas, apenas 10% dos que confirmaram presença no evento pelas redes sociais. Crianças com folhas verdes pintadas no rosto fizeram a frente da marcha que foi encerrada com um piquenique.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *