[ x ] Fechar

Condensador com microcanais traz até 30% de economia com gás refrigerante

  • 05 de janeiro de 2014
  • 5 Comentários

O setor de refrigeração contará com uma novidade que promete oferecer economia de gás refrigerante durante as trocas de calor. Isto porque a Danfoss está trazendo ao Brasil a tecnologia de microcanal para a indústria especializada.

O condensador microcanal possui alguns diferenciais em relação ao convencional tubo de cobre e aleta. Como seu volume interno chega a ser até 70% menor que um tubo-aleta, tal diminução representa, em média, 30% menos carga de refrigerante em todo o equipamento. Os microcanais são 100% em alumínio, o que representa uma maior resistência à corrosão galvânica, prolongando a vida útil do condensador.

Condensador microcanal. Créd. DanfossAlém disso, os microcanais apresentam menor perda de carga do ar, requerendo menor vazão nos ventiladores e consequentemente menor potência de ventilação. São também cerca de 60% mais leves, se comparados com os condensadores tubo-aleta. Compactos, possuem um alto poder de transferência térmica e a construção de alumínio possui maior durabilidade frente à redução substancial de gás refrigerante.

Podem ser utilizados…
em condicionadores de ar residencial e comercial, transporte refrigerado, unidades condensadoras, chillers e plug-ins. “Em praticamente toda instalação onde se usa um condensador do tipo tubo-aleta, é possível substituí-lo pelo microcanal”, afirma Natália Macedo, engenheira de vendas da Danfoss.

Porque escolher os microcanais?
Os antigos tubos de cobre aletados, ou seja, tubos de cobre com fitas laminadas dispostas de maneira helicoidal, mas conformadas no próprio tubo, eram largamente utilizados nos setores de aquecimento e refrigeração para aumentar a transferência de calor para o fluido que passava dentro dos tubos. Todavia, o risco de corrosão galvânica do cobre, a requisição constante de vazão de ar e o peso forçavam o mercado a buscar uma solução mais eficaz para substituir esses tipos de tubos.

O condensador microcanal é construído em alumínio soldado e com base na microtecnologia original da canaleta, que consiste em três componentes: um micro tubo liso da canaleta, as aletas e dois distribuidores de gás refrigerante juntos em uma única bobina. Projetos como esse fornecem eficiência em relação à troca de calor mecânica tradicional realizada por tubos-aleta de cobre.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

5 Ideias sobre "Condensador com microcanais traz até 30% de economia com gás refrigerante"

  • As grandes empressas como exemplo eletrolux são contra o uso de aluminio nas linhas que mecanicos refrigeristas fazem cliente até perde garantia e agora vem com esta novidade de condensadora em aluminio eu e outros mecanicos no brasil afora já peguei muito aparelhos desses que essas condensadoras não duram dois anos principalmete as estilos barril acho uma porcaria é dar passo para trás que pena. Gozado exige tubulação em cobre mas reto vem fábrica tudo aluminio que eles mesmos dizem que não prestam. Quando é novo tudo é bonitinho deixa os anos chegar.Se a moda é aluminio inventem tubulação mais barata em aluinimio para baratiar nossas instalações sem prejuizo para cliente.

  • Acho esse post sobre Condensador com microcanais totalmente irresponsável, pois tenho um aparelho que tem a condensadora com essa tecnologia e só tive problemas.
    A condensadora em aluminio, corroi causando vazamento de gás.
    Aparelhos com condensadora de aluminio são feitos para durar 2 anos ou menos!
    Muitos consumidores estão sendo prejudicados por isso!!

  • eu não acredito, pois o alumino tem o poder corrosão maior que o cobre, seria mais sensato dizer que estão fabricando algo para durar apenas 2 anos ou menos||||||||