O compressor é considerado o coração do sistema de refrigeração, ele atua criando o fluxo do refrigerante ao longo dos componentes do sistema.

Em locais onde a rede de energia é fraca ou tem variações, é indicado utilizar compressores com alto torque de partida, que acompanham o capacitor de partida, ou compressores de baixo torque que sejam aprovados para aplicação com capacitor de partida.

É importante lembrar que o capacitor de partida só deve ser usado quando o fabricante do compressor informar que essa utilização é indicada.

Em locais que apresentam essas condições, outra solução seria utilizar um estabilizador de tensões. Esse dispositivo manterá a tensão dentro da faixa projetada para um determinado compressor, evitando problemas.

Como saber se o compressor está inutilizado?

Para saber se um compressor está danificado é necessário fazer algumas verificações práticas ou testes de funcionamento. Basicamente os testes necessários são:

– Teste de condição elétrica geral do motor (estado das bobinas) que consiste em verificar se alguma delas está interrompida ou queimada.

–  Teste de condição elétrica dos componentes, que consiste em verificar se os componentes elétricos estão em boas condições.

Teste de compressibilidade para verificar se as peças relacionadas ao trabalho de compressão estão em boas condições e se o compressor atinge o índice de compressibilidade projetado.

Fonte: Revista Bola Preta nº 107 – Julho 2011