[ x ] Fechar

Como transformar a nossa casa em um ambiente mais sustentável em 8 passos

  • 23 de janeiro de 2017
  • Nenhum Comentário

Temos um bom motivo para começarmos agora mesmo a levar uma vida mais ecologicamente correta. Mudando alguns hábitos no cotidiano é possível melhorar o nosso dia a dia e contribuir com o meio ambiente.

Claro que uma casa, para ser considerada sustentável, precisa atender algumas exigências, começando pelo material utilizado na construção. Mas com algumas medidas simples e de baixo custo é possível deixarmos nossas residências e locais de trabalho mais sustentáveis.

Passo 1: Aproveite ao máximo a luz natural

Quanto mais janelas e quanto maiores elas forem, maiores são as chances de aproveitar a luz a ventilação natural. Para regiões muito quentes, instale toldos, brises ou cortinas com blackout, para que o calor do Sol demore mais tempo para penetrar o ambiente. Dessa forma, você economiza energia elétrica, diminuindo também um pouco do uso de ventilador e ar-condicionado.

Passo 2: Troque todas as lâmpadas incandescentes por fluorescente ou de LED

As lâmpadas fluorescentes e as de LED consomem menos energia do que as incandescentes. Elas são um pouco mais caras, mas sua vida útil também é maior.

Passo 3: Instale painéis de energia solar

Essa tecnologia ainda é um pouco cara aqui no Brasil, portanto, ainda não é tão acessível para todas as pessoas. Mas os kits de energia solar estão se popularizando cada vez mais e são uma boa alternativa para diminuir o consumo de energia elétrica.

Passo 4: Cultive plantas

As plantas são importantes para a qualidade do ar interno, elas ajudam a renovar o ar e diminuir o calor em ambientes abertos ou fechados.

Passo 5: Utilize a água de forma responsável

Reutilize a água da máquina de lavar, do ar-condicionado e da chuva, instalando coletores. Essa água reaproveitada pode ser usada para atividades que não necessitam de água potável. Lavar o carro, a calçada, o quintal, jogar na descarga dos vasos sanitários, são algumas das opções, mas com certeza se pensarmos bem, quantas outras coisas não podemos fazer, não é mesmo?

Leia mais: Você está pensando em reutilizar a água do ar-condicionado mas não sabe como? Nós ajudamos

Outra forma de usar a água de forma consciente é instalar descargas nos vasos sanitários com dois ou três botões, utilizar a máquina de lavar no modo econômico, usar mangueiras com aerador para regar plantas, lavar o carro com balde ao invés de mangueira, e o básico, que é tomar banhos mais curtos e não deixar a torneira aberta enquanto lava a louça e escova os dentes.

Passo 6: Separe seu lixo e recicle

Ter uma lata para o lixo seco e outra para o lixo orgânico é uma atitude ecologicamente correta e um hábito fácil de se adaptar. Reciclar o lixo seco é muito importante para o meio ambiente e para muitas famílias que dependem dele.

Passo 7: Compre aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos com Selo Procel

O Selo Procel é uma etiqueta que identifica quais são os aparelhos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética. A classificação é feita em A, B, C, D e E, os equipamentos com Selo A são os mais econômicos.

Passo 8: Use o ar-condicionado de forma consciente

Peça chave em dias de calor e frio intenso, o ar-condicionado deve ser usado de forma consciente.  Antes de ligar, certifique-se de que as portas e janelas estão fechadas. Escolha uma temperatura entre 22ºC e 24ºC, para que o equipamento não precise “trabalhar muito”, consumindo menos energia.

Pensou que seria difícil ter uma casa mais sustentável? Errou. Com atitudes extremamente simples conseguimos contribuir com o nosso futuro e o futuro do planeta. 

Leia mais: Mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *