[ x ] Fechar

Como melhorar a temperatura durante um acampamento

  • 07 de agosto de 2015
  • Nenhum Comentário

Acampar nem sempre pode ser considerado sinônimo de um clima agradável. Dependendo da estação e dos hábitos dos praticantes dessa empreitada, o frio ou calor intenso podem atrapalhar os dias dentro da barraca, especificamente quando se trata das temperaturas extremas. Para evitar que isso aconteça e que o tempo no acampamento seja bom, separamos algumas dicas muito úteis para colocar em prática no local da aventura:

Dicas para amenizar o clima frio
Vamos começar com as dicas para a estação em que estamos. Na maior parte do Brasil, durante quase todo o ano, é possível acampar normalmente sem passar frio, usando apenas um saco de dormir, roupas do dia a dia e talvez um agasalho leve. No entanto, no inverno, na Região Sul, em serras ou áreas de maior altitude, a realidade é bastante diferente – se você não estiver preparado pode passar muito frio. A situação se torna ainda mais crítica durante a noite, na hora de dormir, quando as temperaturas caem e nosso corpo se resfria ao entrar em estado de repouso. Veja então como não congelar durante esses dias:

1. Local da barraca
Dê preferência a locais que receberão o sol da manhã quando for montar a barraca. Isso vai ajudar a derreter o gelo ou o orvalho formado durante a noite, além de esquentar a tenda e consequentemente quem estiver dentro dela. Também tente montar seu acampamento num terreno ligeiramente mais alto do que as redondezas.

2. Umidade
O sobreteto e o teto da barraca devem ter pequenos furos, chamados de respiros. Para evitar a condensação da água dentro da tenda e criar goteiras nas paredes, deixe esses orifícios abertos. São eles que mandam a umidade embora e deixam o ambiente seco.

3. Roupas
Nunca durma com as mesmas roupas que você usou durante o dia. Por estarem úmidas, podem causar resfriamento e até mesmo hipotermia durante a noite. Além disso, evite cobrir a cabeça ao dormir. O ar da sua respiração vai condensar dentro do saco e também deixá-lo úmido. Você deve proteger sua cabeça sim, mas para isso use o capuz do próprio saco ou um gorro.

4. Fibras sintéticas
Seu casaco de dormir precisa ser apropriado para o inverno e ter capuz para suportar as baixas temperaturas. O enchimento é um item muito importante, que determina o grau de isolamento do equipamento. O ideal é que ele seja preenchido com fibras sintéticas, que se diferenciam da pluma por não perder suas propriedades de isolamento em condições de alta umidade e possuir secagem bem mais rápida.

5. Saco de dormir
O saco de dormir não esquenta você, apenas o isola do ambiente externo, sendo necessário colocar mais roupas e cobertores se estiver com frio. Se você pretende investir em um saco de dormir para acampar no inverno, procure nas especificações do produto para qual temperatura ele é indicado. Muitas marcas trabalham com duas temperaturas: conforto e extremo. Saiba que, com a temperatura extremo, você passará frio dentro dele. Dê preferência também para sacos de dormir que sejam do tamanho do seu corpo, que não fique sobrando um monte de tecido. Quando mais em contato com o corpo, mais ele irá aquecer.

6. Isolante térmico
Item 100% indispensável para quem acampa no frio, ele não apenas isola o frio que vem do solo, mas também evita que a umidade passe para o corpo. Existem diversos tipos de isolantes – de EVA, dobráveis, auto-infláveis, etc. Qualquer tipo é válido e mais eficiente que os colchões de ar, que podem ser mais confortáveis, mas não isolam o frio. Quanto maior a espessura, mais confortável e maior o isolamento.

7. Fogareiros portáteis
Evite fazer fogueiras na mata e deixe de correr riscos, prefira os fogareiros portáteis. Existem várias opções de tamanho e preço no mercado.

.

Dicas para amenizar o clima quente
A temporada de verão é o auge do movimento nos campings, mas apesar de ser o tempo de curtir as férias mais estendidas, o calor em excesso também pode se tornar um incômodo inclusive para quem está acampando. Sem poder ter um aparelho de ar condicionado dentro da barraca, será que existe alguma solução para combater a sensação quente? Confira agora algumas dicas para amenizar as situações de calor em acampamentos:

1. Portas
Escolha barracas de duas portas. O mais comum nos campings é vermos barracas de apenas uma porta. No entanto, existem barracas com duas portas que, quando abertas, permitem uma enorme circulação de ar. Se você já sabe que vai acampar no calorzão, considere adquirir uma barraca desse tipo.

2. Janelas
Às vezes parece que aquelas janelas que vêm na barraca não fazem diferença nenhuma, né? Pois fazem sim. Por isso, abra as janelas principais e as auxiliares, pois quanto mais aberturas, mais ar circulando, assim como acontece com uma porta a mais como falamos acima. Procure apenas deixar os mosquiteiros fechados, para evitar que entrem insetos. Estique bem o sobreteto e utilize os specs para abri-lo ao máximo, permitindo que entre ar por baixo.

3. Ventiladores/climatizadores
Existem no mercado alguns modelos de ventiladores e climatizadores que podem ser utilizados em barracas – sendo abastecidos com pilhas no caso dos ventiladores –, amenizando bastante a sensação de calor. Porém, se estiver muito quente dentro da barraca, utilizar apenas essa dica não vai ser muito eficiente para refrescar-se.

4. Ar-condicionado caseiro
Para quem não tem ventilador ou climatizador portátil, existe uma outra opção: é o ar-condicionado caseiro. Isso mesmo, um projeto que pode ser feito manualmente. Pode parecer maluquice, mas eles funcionam! Basta utilizar alguns itens como uma garrafa pet grande, uma fonte de energia e um cooler de computador para gerar o ventinho frio, que pode ser uma válvula de escape para fugir do calor extremo.

5. Nascer do sol
Assim como a dica sobre prestar atenção no local em que a barraca vai ser montada no inverno, o mesmo equivale para o verão, só que ao contrário. Fuja dos locais em que o sol pode bater na sua barraca de manhã, pois assim o calor vai tomar conta. Se possível, coloque também a barraca atrás de uma árvore, ou edificação, ou rocha, assim o sol vai demorar mais ainda para atingir você. Além disso, caso o camping possua um riacho ou uma lagoa, fique perto, pois a umidade tende a melhorar a sensação térmica.

6. Alimentação
Com o calor, nosso corpo perde muita água através da transpiração, assim precisamos nos hidratar bastante bebendo água para evitar as sensações de cansaço, tontura e mal-estar causados pelas altas temperaturas. Ingerir alimentos leves também é importante e influência na sensação em meio ao calor. Por isso invista em saladas e frutas, especialmente aquelas que possuem bastante líquido, pois com isso você também estará se hidratando.

7. Banho gelado
Se é verão e faz calor, você não vai pensar duas vezes antes de dar um mergulho no mar, no rio, na lagoa, ou até mesmo se enfiar embaixo da cachoeira. Caso você não goste de nenhuma dessas atividades, uma ducha gelada já faz você se sentir melhor, ou até mesmo um “banho de gato”, molhando com água fresca apenas algumas partes do corpo. Dependendo de onde você está acampando, ter um chuveiro portátil ao lado da barraca também é uma ideia válida se possível. Assim, ao menor sinal de calor, é só abrir a saída de água e você imediatamente estará refrescado.

Adaptando essas dicas ao seu acampamento, fazendo frio ou calor, esperamos que você tenha um clima confortável independente do tempo.

..

Duis aute irure dolor in reprehen derit in voluptate velit essecillum dolore eu fugiat nulla. Duis aute irure dolor in reprehen derit in voluptate velit essecillum dolore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *