Dicas de como gelar mais rápido

Você tem um ar-condicionado e quer fazer ele refrigerar o ambiente mais rápido? Basta tomar alguns cuidados bem simples para garantir o funcionamento mais eficiente do seu aparelho, veja as dicas.

Não opte por temperaturas extremas

Configurar o ar-condicionado na temperatura máxima ou na mínima não é uma boa ideia. Primeiro, porque gasta bem mais energia do que deixá-lo numa média agradável. Mas, principalmente, porque isso força o termostato do equipamento.

O termostato é a parte responsável por ler a temperatura ambiente e informar o aparelho quantos graus ele deve ajustar para mais ou para menos. Além disso, forçar demais a refrigeração pode congelar algumas partes internas da tubulação e entupi-las.

Feche portas e janelas

Qualquer abertura no ambiente onde o ar-condicionado está ligado faz o ar quente entrar e o ar refrigerado sair. Isso dificulta o trabalho do aparelho, desregula o termostato e, claro, faz demorar bem mais para gelar o cômodo.

Leia também: Por que meu ar condicionado não resfria?

Considere a potência do ar-condicionado e o tamanho do local

Não adianta colocar um aparelho com pouca potência numa sala muito grande, nem um ar-condicionado enorme num cômodo muito pequeno. É preciso calcular o dimensionamento térmico correto para cada potência. Caso contrário você só vai estar forçando o equipamento.

Cuidado com a sujeira

O ar-condicionado precisa ser limpo e receber manutenção com regularidade. Você pode abrir a tampa do aparelho, tirar os filtros e limpar com um pincel ou algo bem macio. É preciso ter muito cuidado para não danificar as peças, então o melhor é chamar um técnico.

A sujeira acumulada nos filtros, além de fazer mal à saúde, bloqueia a passagem de ar e força o motor. Quando estão completamente bloqueados, o ambiente não gela.

Pense no gás

Se você notou que o aparelho ficou mais “lento” ou parou de gelar como antes, talvez o problema seja o gás, que pode ter acabado ou até mesmo vazado por algum furo pequeno. Mas cuidado! Somente um técnico treinado pode diagnosticar esse problema e fazer a recarga corretamente.

Os tipos de fluidos utilizados nos aparelhos de ar-condicionado podem ser prejudiciais ao meio-ambiente. Além disso, as tubulações estão ligadas diretamente à parte elétrica e interno do equipamento. Não é tarefa para amadores e pode ser perigoso ficar fuçando.

Claro, é sempre bom verificar se você ligou o ar-condicionado no modo “cool”. 

Redação do Portal WebArCondicionado.