[ x ] Fechar

Comgás pretende popularizar o uso do gás natural no Brasil

  • 01 de setembro de 2014
  • 2 Comentários

Gás naturalA utilização do gás natural na climatização de ambientes, através dos aparelhos GHP (Gás Heat Pump), conhecidos também como Multisplit a gás, é indicada para empreendimentos de comércio e serviços, e vem tornando-se também uma alternativa para locais com restrições de fornecimento de energia elétrica.

As possibilidades de uso desse tipo de equipamento estão cada vez maiores. Isso porque a Comgás, maior distribuidora de gás natural canalizado do País, com o objetivo de popularizá-lo, firmou parceria com as fabricantes LG e Toyota Tsusho (representante da marca Yanmar), melhorando a competitividade desse produto. Com isso, houve uma redução média de 19% nos preços das condensadoras do GHP em relação à média do mercado.

Há dez anos, para instalar uma central de ar condicionado a gás natural, era necessário investir o dobro do valor de um sistema convencional. Agora, com essa nova proposta, o investimento ficará em torno de 30%, menor do que os sistemas movidos a eletricidade. E até a infraestrutura ficará mais acessível, cerca de 70% mais barata.

O principal objetivo do programa da Comgás com a difusão do GHP é dobrar em dois anos a atual participação no mercado brasileiro, que atualmente é de apenas 3%. Num primeiro momento, a empresa irá focar em grandes prédios, como os de escritórios, universidades, hotéis, hospitais, entre outros. Em um segundo momento, atingir também o mercado residencial. O que não vai demorar muito, pois o aumento das tarifas elétricas, com certeza ajudam a acelerar o alcance desta meta.

Algumas vantagens do gás natural
– É mais econômico, o custo é reduzido se comparado com outros combustíveis;
– Proporciona maior eficiência de queima e essa queima gera grande quantidade de energia;
– Sua combustão é facilmente regulável;
– Economiza vapor ou eletricidade para aquecimento;
– Requer fácil adaptação das instalações existentes;
– Prolonga a vida útil dos equipamentos;
– Menos custo de manutenção;
– Reduz a corrosão e não causa incrustações nos equipamentos;
– Maior nível de segurança pessoal e patrimonial;
– Reduz os problemas de poluição e controle do meio ambiente;
– Não é tóxico;
– Aumenta a qualidade de vida;
– É mais leve que o ar, em caso de vazamento, ele se dissipa rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios.

Sobre a Comgás
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) foi fundada em 1872 e é considerada a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. Foi privatizada em 1999 e passou a ser controlada pelo Grupo Corsan e pelo Grupo Shell. Possui aproximadamente 11 mil quilômetros de rede de distribuição, que levam o gás natural para mais de 1 milhão e 300 mil consumidores. A companhia está presente em 75 cidades do Estado de São Paulo, que são responsáveis por 27% do PIB nacional. Suas atividades são reguladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de são Paulo (ARSESP), órgão do governo do Estado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Comgás pretende popularizar o uso do gás natural no Brasil"

  • Eu teclo a partir de Angola África, gostaria de saber quando é que estes ar condicionado chega a nos e se tiveram em a tenção ao nosso clima que é bastante quente.

    • Olá Pedro.

      Realmente é um desejo de todos, não é? Nosso também. Ainda não há uma data precisa, mas continue nos acompanhando, logo que houverem novidades, será um prazer divulgarmos.

      Obrigado pelo contato.