cloi-lg-lançamento-robo

Imagine se o ar-condicionado da sua casa se ajustasse sozinho aos hábitos do seu dia a dia. Essa é a proposta da nova linha de robôs CLOi, apresentada pela LG durante a Consumer Eletronics Show (CES) 2018. Eles vão se adaptar à rotina dos usuários e regular os aparelhos para as preferências de temperatura e configurações do usuário.

Para demonstrar o potencial dos novos produtos, a empresa levou ao evento o LG Hub Robot (que segue a ideia dos robôs Zenbo, RoCo e Otto), um pequeno modelo desenhado especificamente para uso doméstico, que tem um display com dois olhinhos que interagem com os usuários. Além do ar-condicionado, o Hub e os demais modelos da CLOi vão se sincronizar com outros eletrodomésticos, visando o conceito da casa inteligente.

Como a CLOi vai se conectar com o ar-condicionado?

A linha de robôs se liga aos produtos LG através do ThinQ, o software de inteligência artificial desenvolvido pela empresa para unificar seus aparelhos. Enquanto alguns modelos de TV recentemente lançados pela sul-coreana já vêm com o Assistente Google embutido, a LG diz que prefere investir num sistema próprio que vai monitorar a rotina dos moradores da casa e dos aparelhos domésticos, incluindo o ar condicionado. A ideia é memorizar as tendências de uso, evitando que as pessoas tenham de ir ao controle para regular a temperatura e outras preferências.

O Hub teve uma recepção fria

Durante a apresentação do LG Hub Robot na CES 2018, o modelo não foi capaz de responder a alguns comandos simples. David VanderWaal, chefe de marketing da LG nos Estados Unidos, tentou interagir com o Hub, e por três vezes o protótipo ficou em silêncio. O público considerou o painel um desastre e o robô virou piada nas redes sociais.

twitter-cloi-lg-robo

Um usuário disse que a apresentação da CLOi foi uma das coisas mais embaraçosas que já viu na TV.

twitter-cloi-lg-robo

Essa outra pegou um viés feminista e disse que a CLOi não quis ficar recebendo ordens de um homem.

twitter-cloi-lg-robo

Aqui alguém brincou que a linha de robôs nasceu e morreu em 2018.

twitter-cloi-lg-robo

E esse usuário fez uma referência à fala do robô HALL 9000, vilão do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Porém, trata-se de um modelo teste e melhorias ainda podem ser feitas. Promover e levar a tecnologia ThinQ para o centro da rotina de seus usuário permanece o foco da empresa neste ano. A CLOi ainda não tem data para chegar no Brasil, mas o WebArCondicionado vai estar atento às novidades. Confira trechos do painel da CES 2018 no vídeo abaixo:

E você, o que achou da ideia?

Redação do Portal WebArCondicionado.