[ x ] Fechar

Designer cria climatizador que utiliza evaporação natural da água

  • 24 de março de 2014
  • Nenhum Comentário

Cold Pot (Pote Frio)O Cold Pot (ou Pote Frio em tradução livre) é um climatizador evaporativo que reduz a temperatura de ambientes com a utilização de água. Criado pelo designer francês Thibault Faverie, enquanto trabalhava na Suíça, o Cold Pot é um recipiente de cerâmica com design minimalista que garante discrição aos cômodos que desejam temperaturas amenas, visto que se parece com um vaso de flores.

A invenção utiliza dois litros d’água, que ficam armazenados no reservatório interno. O sistema é composto por um recipiente de alumínio dentro de outro de barro, com uma turbina que faz movimentar a água dentro do aparelho. Ao ligar à energia, o líquido fresco é absorvido pela cerâmica de barro, evaporando lentamente quando em contato com o ar externo. Assim ele realiza a troca do calor do cômodo onde está ligado.

Além de ser considerado um item de decoração, o Cold Pot é um produto ecológico, pois utiliza apenas água e energia elétrica. Algumas publicações estrangeiras o classificaram como “bio ar-condicionado”, devido ao seu funcionamento limpo e simples. Segundo o inventor, a peça consegue reduzir de 8 a 10ºC a temperatura do ambiente. Contudo, sua capacidade de refrigeração vai depender do tamanho do cômodo e o local onde estiver trabalhando.

Apesar disso, o potinho estiloso ainda não está disponível no mercado. Ele ainda é um protótipo do portfólio de Faverie. A ideia é que, caso seja bem aceito, comece a ser produzido comercialmente. Quem quiser entrar em contato com o designer, pode visitar o seu site e conhecer outras criações. Funcionamento Cold PotCold Pot

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *