[ x ] Fechar

Climatização da Arena Carioca é essencial para os jogos de rúgbi de cadeira rodas

  • 08 de março de 2016
  • Nenhum Comentário

Foto: Thiago Ribeiro/Framephoto/EstadãoNo último final de semana ocorreu o evento-teste da Arena Carioca 1 para os jogos de rúgbi de cadeira de rodas. A principal preocupação é a acessibilidade durante o campeonato, mas a climatização é outro fator muito importante.

O rúgbi de cadeira de rodas é praticado predominantemente por atletas tetraplégicos, que não possuem um controle térmico corporal, ou seja, não transpiram.  Por esse motivo a baixa temperatura é essencial, pois permite maior conforto a eles.

E a climatização da Arena foi aprovada por todas as delegações. A temperatura está programada para 24ºC e nenhuma delas teve problemas durante os testes. O Comitê Rio 2016 informou que os atletas se sentiram confiantes e muito satisfeitos.

“Para o grupo em geral o evento está sendo bom, tem muito espaço, e é lindo. E é muito bom que tenha climatizador. A gente aquece muito. Isso é adquirido pela lesão. Muitos não transpiram mais por causa do acidente. Para a gente é ruim porque superaquece muito rápido. Tem que ter uma preparação do banco, com gelo e água para quando voltarmos ao jogo, voltarmos bem resfriados. E o frio ajuda. A gente ainda sente calor, mas não se compara”, disse o atleta da seleção brasileira, Bruno Damaceno Ferreira.

Entenda a tetraplegia quanto à temperatura corporal
No calor, um corpo que não possui lesão medular tem capacidade para manter uma temperatura corporal constante. Pois o cérebro utiliza a medula espinhal para enviar sinais ao corpo de que ele precisa se esfriar por si mesmo, através da transpiração. O corpo transpira, e quando o suor evapora a pele se refresca.

Dependendo de onde está a lesão medular e quando a lesão é completa, isso não acontece. O corpo com lesão medular não possui capacidade para manter a temperatura corporal constante, pois ele perdeu a capacidade de transpirar. Aí ocorrem dores de cabeça, congestão nasal, sensação de desmaio, mal-estar, fadiga e a concentração é reduzida.

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações do Globo Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *