[ x ] Fechar

Cientistas descobrem sistema de resfriamento eficiente em eletrônicos usando apenas gotas de água

  • 25 de abril de 2017
  • Nenhum Comentário

Pesquisadores da Universidade Duke, localizada em Durham, no estado da Carolina do Norte, nos EUA, em parceria com a empresa Intel, descobriram analisando asas de cigarras, uma forma de manter um sistema de resfriamento eficiente em equipamentos eletrônicos, utilizando gotas de água.

A ideia foi inspirada nas asas de cigarras, pois elas são insetos hidrofóbicos, ou seja, que repelem a água (H2O). E quando duas gotas de água se colidem nas asas de uma cigarra elas pulam, transformando-se em uma gota maior. Essa gota então, leva toda a sujeira e poeira, mantendo as asas limpas.

Agora há intensão, por parte de empresas, em aplicar esse fenômeno natural no setor de eletrônicos, para auxiliar no resfriamento de dispositivos.

Como funciona esse fenômeno nos eletrônicos

As gotas de água serão formadas pelas vibrações ou algum material que repele a água. Para que essa água não atinja o interior dos aparelhos causando curtos, a ideia é criar uma “câmara de vapor”, com uma parede hidrofóbica e outra esponjosa e hidrofílica que retenha a água.

Quando o equipamento eletrônico esquentar, o vapor é condensado em gotas de água, que vão em direção à parede hidrofóbica, onde se formará a gota maior, que em seguida volta para a parede hidrofílica, onde será feito o resfriamento do sistema.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *