[ x ] Fechar

China sofre maior onda de calor dos últimos 140 anos

  • 02 de agosto de 2013
  • Nenhum Comentário

Depois de Japão, Estados Unidos e Inglaterra sofrerem com as altas temperaturas, agora quem está enfrentando o verão crítico é a China. A situação se agrava a cada dia, pois o menor registro do termômetro nesta semana foi de 38ºC. Os hospitais estão lotados e o índice de óbitos por causa do calor tem crescido, chegando à marca de 14 mortos nos últimos cinco dias.

As vítimas fatais eram em sua maioria idosos que possuíam ar-condicionado em casa. Anão utilização do aparelho na residência dessas pessoas se deve por dois motivos: a preservação do meio ambiente (pelo fato da China possuir o ar mais poluído do mundo) e para conter o consumo de energia elétrica.

China enfrenta calor críticoA administração meteorológica do país já disparou alerta vermelho para as autoridades chinesas buscando ajuda para cerca de 40 cidades. Os locais mais atingidos pelos fortes raios do sol são os municípios do leste e do centro chinês. As pessoas de baixa renda buscam saídas para não ficarem na rua. Mercados e prédios comerciais passaram a ser pontos turísticos nesses últimos dias por manterem seus estabelecimentos com o ar-condicionado ligado por todo o horário comercial. Os clubes de piscinas foram os mais fotografados nesta semana de calor, já que o fluxo de pessoas no local era de 140 pessoas a cada meia hora.

As universidades também tiveram que mudar a sua rotina. Antes os aparelhos para refrescar o ambiente eram evitados de serem usados. Porém, os reitores dos centros universitários mudaram as regras esta semana e mantiveram suas salas climatizadas.

China enfrenta calor crítico 2Fazia 140 anos que não era registrado um verão tão rigoroso no país. Na quarta-feira, dia 31/07, o calor chinês era o assunto mais debatido na internet. Cidadãos das cidades atingidas enviavam mensagens para sites de informação. Entre os pedidos de socorro e as reportagens passadas a cada instante dos locais afetados, existia mais de 100 piadas ironizando o acontecido. “A única diferença entre mim e grelhados de carne é um pouco tempero”, um internauta escreveu. Além das piadas, uma TV chinesa fez o teste da carne no sol. Foi colocado um pedaço de bife e de peixe às 16h na rua e o resultado foi a fritura do alimento em apenas 20 minutos.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado. Com informações de G1 e Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *