[ x ] Fechar

Chegou o verão! Veja os cuidados que devem ser tomados na estação mais quente do ano

  • 22 de dezembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Chegou o verão! Veja os cuidados que devem ser tomados na estação mais quente do ano Hoje é o primeiro dia de um verão que promete ser o mais quente de todos os tempos no Brasil. Depois de uma primavera que chegou a apresentar 40ºC em algumas regiões, os brasileiros já devem estar preparados para o calor que ainda está por vir.

O aumento da temperatura do planeta, discutida em Paris no início do mês, aliada ao fenômeno El Niño, pode deixar os termômetros até 4ºC acima da média. Isso pode ocorrer principalmente nas regiões tradicionalmente mais quentes, como Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins, segundo meteorologistas.

Neste momento é muito importante pensar na saúde. De acordo com especialistas, o maior dos problemas que as altas temperaturas podem causar é o superaquecimento do corpo, que pode gerar paradas cardíacas e derrames. Esse risco surge quando a temperatura passa dos 36ºC por três dias consecutivos sem baixar. E claro, para as pessoas que não têm como se proteger do calor.

Veja algumas dicas para se proteger do calor extremo
A verdade é que para este verão, os brasileiros devem estar mais preparados. Alguns cuidados são básicos e fáceis de tomar, como a hidratação do corpo e a alimentação, além da proteção contra o sol, usando roupas adequadas e protetores solares mais fortes.

– As refeições devem ser mais leves, sem muitas calorias e condimentos. E a bebida, sem açúcar e sem álcool, são indispensáveis para a hidratação do corpo.

– Procure usar roupas leves, o algodão é o tecido mais indicado para os dias mais quentes.

– Proteja também a sua casa deixando as persianas ou venezianas fechadas, assim você evita a entrada de calor. Abra as portas e os vidros, para que o ar circule.

– Se possível, permaneça em locais climatizados. Se não tiver ar-condicionado em casa, visite locais que tenham.

– E para quem trabalha na rua, o cuidado deve ser redobrado. Não esqueça nunca do protetor solar, da garrafinha de água e do boné. Procure locais com alguma sombra, e se não for possível ficar na sombra o expediente inteiro, faça pausas durante o dia. Tente evitar a exposição ao sol entre as 11h00 e as 17h00.

– Mesmo na praia, é preciso tomar cuidado. Se for ficar por tempo prolongado, utilize barraca. E após um mergulho, não esqueça de repassar o protetor solar.

– Bebês, idosos e pessoas com doenças crônicas formam o grupo de risco. Os cuidados para essas pessoas devem ser especiais. Pois além de eles serem mais vulneráveis às temperaturas extremas, eles podem não se queixar, ficando mais expostos às consequências do calor.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *