[ x ] Fechar

Casas feitas de lama são opções de ambientes sempre frescos

  • 15 de outubro de 2014
  • Nenhum Comentário

É difícil pensar na ideia de construir e morar em uma casa feita de lama, não é mesmo? Mas saiba que esse material, ainda é muito usado, principalmente em regiões rurais. Em estados como o Pará esse tipo de construção é muito comum, e quando bem feitas e bem pintadas, até parecem de alvenaria.

Essas casas podem ser construídas apenas com lama ou, em alguns casos, é feito uma mistura de lama com palha, areia e até mesmo estrume. Uma casa feita de lama pode durar séculos, se for construída de forma correta, pois quando é misturada com areia, a lama acaba sendo mais resistente que o próprio concreto.

Além de ser uma construção ecológica e econômica, a casa feita de lama pode ser até mais confortável que uma casa comum, feita de alvenaria ou madeira, por exemplo, pois a lama tem um efeito térmico e que filtra o ar que entra na casa, melhorando a qualidade interna do ambiente. E diferente das paredes de cimento, concreto ou madeira, esse tipo de estrutura permite uma melhor troca do ar interno com o externo, proporcionando maior conforto térmico. Ela mantém o ambiente interno quente no inverno e fresco no verão.

Como é feito o processo
Esta é uma técnica muito antiga. Após acrescentar as outras matérias-primas, como a areia, palha e água, o material é colocado sobre uma lona grossa e deve ser amassado com os pés, até formar uma massa homogênea. E em seguida a massa deve ser colocada na estrutura com as mãos, formando paredes de no mínimo 30 cm de espessura.

Competição de casas de lama
Mesmo com algumas vantagens, as casas de barro, muito presentes em regiões rurais, ficaram com o estigma da pobreza com o momento de ascensão da classe média.

Para tentar acabar com o preconceito a fundação africana NKA lançou uma competição para repensar as construções de lama e criar projetos mais amplos, que possam ser replicados pelo mundo.

Entre as regras da competição, estão que a residência deveriam caber em um terreno de 60 metros quadrados e não poderiam ultrapassar um orçamento de 6 mil dólares cada. Ao longo do texto constam imagens de alguns projetos inscritos.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *