[ x ] Fechar

Canais de comunicação wireless através dos dutos de ar-condicionado

  • 30 de agosto de 2010
  • 2 Comentários

Comunicacao Wireless Dutos Ar CondicionadoAo pensar nas vantagens que um ar-condicionado pode nos trazer pensamos tudo em termos de temperatura, qualidade do ar e umidade não é? Mas agora, de acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos, foi encontrada uma ótima utilidade pra os dutos do ar-condicionado: eles podem servir como canais de comunicação wireless.

Os dutos do condicionador de ar e ventilação dos edifícios podem ser utilizados como canais para as tecnologias de monitoramento sem fio, de forma simples e eficiente. Podendo apresentar vantagens como economia de recursos e de tempo para os construtores e para os gestores dos edifícios, já que a tecnologia pode ser implementada em edifícios novos ou já construídos, sem a necessidade de instalação de redes físicas para os sensores.

A possibilidade da atualização tecnológica dos edifícios, deverá transformar a técnica em uma ferramenta importante para a criação de edifícios inteligentes.

Ar-condicionado e os Sensores RFID

As etiquetas RFID, são minúsculos transmissores/receptores de rádio que operam sem baterias, alimentados pela energia transmitida pela antena dos leitores.

Pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que instalando as etiquetas dentro dos dutos de ar-condicionado, elas poderiam cobrir facilmente a área típica de um andar de um edifício comercial.

Estas etiquetas podem ser equipadas com sensores, compondo um conjunto que coleta as informações (como a temperatura, a umidade, a presença de fumaça etc.) e as transmite para um leitor.

Mas caso sejam instaladas em espaços abertos, as etiquetas RFID de alta frequência (UHF) normalmente precisam estar a uma distância de 5 a 10 metros do leitor, para receberem energia suficiente para responder a uma transmissão.

Dutos de ar-condicionado para ondas de rádio

Os dutos de ar-condicionado e ventilação são excelentes canais para as transmissões de rádio porque consistem tipicamente de tubos metálicos ocos. Funcionando como guias para as ondas de rádio, evitando sua dispersão e ajudando a manter um sinal forte a uma distância maior.

Além do monitoramento do ambiente dos edifícios, a tecnologia pode ter aplicações importantes para a saúde e para o monitoramento de segurança. Podendo funcionar com qualquer coisa para qual se crie um sensor eletrônico.

A pesquisa está avaliando o funcionamento dos sensores RFID em detectores de fumaça, monitores de monóxido de carbono e sensores que podem detectar substâncias químicas, biológicas e radiológicas.

Mais um ponto positivo para o nosso ar-condicionado. Um bom aliado tanto para dias frios ou quentes, além dos benefícios encontrados através de pesquisas como as feitas com os dutos de cobre, que ajudam a garantir a qualidade do ar ajudando a previnir a síndrome do edifício doente, e agora podendo servir também como canais de comunicação wireless.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Canais de comunicação wireless através dos dutos de ar-condicionado"

  • Prezados,

    É o príncípio das “guias de ondas” que foram/são usadas desde há muito tempo para conduzir ondas eletromagnéticas “confinadas” evintado sua “captação” indevida.

    Tubulação elétrica, tubulação de climatização, tubulação de telefonia, tubulação de água, tubulação de esgoto, tubulação de ondas…

    Veja em http://www.novaeletronica.net/curso_el_basica/32_guia_onda.htm

    Cordiais saudações

    Roberval Mostardeiro de Paula
    Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho

  • Parabéns pelo blog, encontrei seu link no orkut, e estou passando para convidar você a conhecer e participar do http://leia.tambem.com um novo e gratuito agregador de blog’s e sites, lá você pode divulgar o link do seu blog e artigos e assim conseguir mais visitantes e ainda mais sucesso ao seu blog!

    Te vejo por lá! E espero seus links!

    Abraço e sucesso!