[ x ] Fechar

Câmara Ambiental do setor HAVC-R é reativada

  • 08 de abril de 2015
  • Nenhum Comentário

Câmara Ambiental do setor HAVC-R é reativadaA reativação da Câmara Ambiental do setor HAVC-R foi oficializada. A iniciativa foi de dois departamentos da Associação Brasileira da Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), o Departamento Nacional do Meio Ambiente (DNMA) e o Departamento Nacional do Comércio (DNC) e também da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).

O objetivo é desenvolver boas práticas técnicas e ambientais para o HAVC-R, além de apresentar e discutir soluções para demandas das áreas representadas que tenham relação direta com a preservação do meio ambiente.

Na primeira reunião o assunto que se destacou e que ficou definido como a primeira ação a ser desenvolvida foi a regulamentação do CADRI, uma licença ambiental obrigatória às empresas de São Paulo que desejam descartar resíduos em locais de tratamento, reprocessamento, armazenamento ou disposição final.

De acordo com a secretária da Câmara, Josilene Ferrer, as ações que serão realizadas terão grande importância ambiental, “as atividades desta Câmara são importantes para o contato com o setor e o aprimoramento das providências e ações da agência ambiental no apoio ao banimento das substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal no nosso estado, e além disso, para melhorarmos as boas prática de disposição de resíduos neste setor” disse ela.

Dezesseis pessoas participaram deste primeiro encontro. O presidente da Câmara Paulo Neulaender (GPS Neulaender ),  presidente e vice do DNMA, Renato Cesquini (Dupont) e Cida Contrera (Frigelar),  presidente e vice do DNC, Norberto dos Santos (Bandeirantes) e Vinicius de Morais (Capital Refrigeração), Patricia Gomez (Arkema), Luiz Massuli (GPS Neulaender),  Kiko Egydio (K-11), Ricardo Shimoda (São Rafael), Nelson Baptista (Abrava); Thiago Pietrobon (Ecosuporte); Stefanie Heinemamm (GIZ), e cinco representantes da CETESB, a secretária da Câmara, Daniel Soleil Huet, Manuel Cláudio de Souza, Rúbia Kuno e Sandro Roberto Tomaz. A Câmara tem como vice-presidente Claudio Palma (Mipal).

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações da ABRAVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *