[ x ] Fechar

Brisa 2.5: climatização personalizada

  • 20 de outubro de 2011
  • Nenhum Comentário

A empresa carioca Airconomics desenvolveu um aparelho de ar condicionado que substitui a refrigeração por uma pequena brisa capaz de manter a sensação térmica constante.

O Brisa 2.5 é um gerador de brisa que possui sensor que mimetiza o corpo humano e cruza informações sobre umidade, ventilação, temperatura do ar e a chamada temperatura radiante, proveniente de janelas e paredes.

Segundo o diretor e inventor do aparelho, Heitor de Souza, o produto baseia-se num novo conceito que substitui a refrigeração por uma pequena brisa, também chamado de climatização 2G, além de ser eficiente, barato e representar 90% de economia da energia elétrica usada por um ar condicionado comum.

Um dos diferenciais do Brisa 2.5 é que ele pode ser personalizado informando dados referentes ao metabolismo e à temperatura da pele, fazendo com que cada pessoa encontre sua própria medida de conforto. O ajuste da preferência térmica e vários outros parâmetros são feitos pelo usuário através do software Brisa 2.5 instalado no computador.

No vídeo abaixo, a reportagem do Bom Dia Brasil mostra uma entrevista com o inventor do Brisa e explica direitinho como funciona esse equipamento.

Fonte: Exame e Airconomics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *