[ x ] Fechar

Brasil é o 4º país no ranking de prédios verdes

  • 16 de outubro de 2012
  • Nenhum Comentário

Construções sustentáveis no BrasilNosso país investe cada vez mais em práticas verdes. Como prova disso, o Brasil já ocupa o 4º lugar no ranking mundial de construções sustentáveis. As informações são do Green Building Council (GBC), órgão internacional responsável por analisar este tipo de prédio. Atualmente, os três primeiros países da lista são EUA, Emirados Árabes e China.

O Rio de Janeiro se destaca entre os demais estados pela mobilização em obter certificações ecológicas. Nos últimos dois anos, 40% dos novos prédios comerciais cariocas são verdes. Além disso, a prefeitura do Rio planeja obter novos selos para as construções que vão atender as Olimpíadas de 2016. Diante disso, especialistas do setor acreditam que os grandes eventos sediados no Brasil irão alavancar a nossa posição no ranking.

Vale lembrar que a maioria dos prédios sustentáveis erguidos no Brasil e no mundo não são considerados ?carbono zero?. Isto é, estas construções ainda causam um certo impacto no meio ambiente, mesmo que reduzido.

Grande parte das construções nacionais está em processo de certificação por meio dos selos LEED e Aqua. Conheça um pouco mais sobre eles:

Certificado AQUAAQUA (Alta Qualidade Ambiental)
É o primeiro selo para construções sustentáveis desenvolvido no Brasil, pelo departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

O que é necessário observar: relação do edifício com o seu entorno; escolha de produtos; sistemas e processos construtivos; canteiro de obra com baixo impacto ambiental; gestão de energia, água e resíduos: qualidade sanitária dos ambientes

Certificação LEED

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)
Desenvolvido pelo Conselho Americano de Construções Verdes.

O que é necessário observar: localização da obra; eficiência no uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade do ambiente interno.

Outras certificações
Além do setor de construção, existem outras certificações que também atestam processos sustentáveis. Existe o Selo de Qualidade Ambiental, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que verifica as etapas do processo produtivo de companhias de diversos setores. E o Selo Procel, do INMETRO, que comprova a eficiência energética de aparelhos eletrônicos.

Referencial teórico
Recentemente o Green Building Council Brasil lançou um referencial teórico sobre construções verdes. O documento estabelece parâmetros para construções e adaptações de prédios sustentáveis no território nacional. O material já está disponível no site do GBC Brasil.

Fonte: O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *