[ x ] Fechar

Brasil é um dos países que possuem mais coletores de aquecimento solar no mundo

  • 28 de julho de 2015
  • 2 Comentários

Brasil é um dos países que possuem mais coletores de aquecimento solar no mundo

O Brasil foi apontado como o 3º colocado mundial em coletores solares abertos e o 4º colocado em coletores fechados. Isso é o que diz o relatório “Aquecimento Solar no Mundo, o mercado e sua contribuição para o suporte de energia”, que foi divulgado na última semana pela Agência Internacional de Energia.

O estudo avaliou a capacidade total de instalações solares no mundo até o final de 2013.

Como foram os resultados
No ranking geral, o Brasil ocupou o 5º lugar, com 6,726 GWth gerados e 9,6 milhões de m². O 4º lugar ficou com a Turquia, com 15 milhões de m², o 3º com a Alemanha, com 17 milhões de m², o segundo com os EUA, 24 milhões e em primeiro lugar está a China, com 374 milhões de m².

Ao todo foram incluídos dados de 60 países, 95 % do mercado mundial, que possui uma capacidade total instalada de 374,7 GWth, 535 milhões de m² em operações no mundo. Sendo que só em 2013, foram instalados 55 GWth, que corresponde a 78,6 milhões de m² de coletores solares. Da capacidade total instalada, 262,3 GWth foram na China e 44,1 GWth na Europa, totalizando 82%.

Brasil é um dos países que possuem mais coletores de aquecimento solar no mundoOs três países que tiveram o maior crescimento em 2013, foram Turquia, China e o Brasil. “Vemos que nosso país tem uma capacidade imensa para ter a energia solar térmica como uma de suas principais fontes de energia renovável. Somos um país de vasta extensão, com sol o ano todo. A tendência é que nos próximos relatórios, ocupemos uma posição de ainda mais destaque”, disse o presidente do Departamento de Aquecimento Solar da ABRAVA, Luiz Augusto Ferrari Mazzon.

 O Brasil possui uma vantagem, que é a diversificação da matriz energética, pois possui fontes renováveis de energia, como a eólica. Além disso, o país é contemplado pelos raios solares, uma fonte inesgotável de energia limpa.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Brasil é um dos países que possuem mais coletores de aquecimento solar no mundo"

  • O Brasil deveria investir mais em energias alternativas de custos de geração baixo. O governo deveria fazer uma campanha para incentivar a produção e o uso da energia solar, bem como a eólica. Deveria haver um incentivo ás indústrias de equipamentos para produção desses equipamentos geradores dessas energias bem como a minimização ou retirada dos impostos para compra dos mesmos a fim de que houvesse uma corrida para geração dessa energia, assim como ocorreu com os veículos automotores.