[ x ] Fechar

Bombeiros alertam sobre perigo de incêndio em ar-condicionado

  • 10 de junho de 2016
  • 9 Comentários

Foto: Graziela Rezende G1 MSNa última terça-feira mais um caso de princípio de incêndio em ar-condicionado chamou a atenção do Corpo de Bombeiros. Foi em uma clínica de fisioterapia do bairro Vila Glória, em Campo Grande/MS. O ar-condicionado foi completamente destruído pelas chamas. Mas a causa ainda não foi descoberta.

Apesar de o princípio de incêndio ter causado transtornos e o fechamento da rua por cerca de 30 minutos, o fogo foi controlado e não tomou grandes proporções. Foi danificado apenas o ar-condicionado e as paredes ficaram sujas. Foram usados cerca de 1 mil litros de água para conter as chamas.

Alerta dos Bombeiros

Cuidados devem ser tomados para evirar que novos acidentes aconteçam. De acordo com os bombeiros, uma das causas mais comuns é a incompatibilidade da rede elétrica e da tensão do equipamento, que dever ser revisada antes da instalação.

 “Se a fiação não é adequada para uma tensão mais forte, o fio esquenta e acaba derretendo a capa dos fios que se encontram e entram em curto. Como muitas vezes a forração dos prédios é de madeira, o fogo se alastra e acabam ocorrendo incêndios”, explicou o bombeiro ao jornal Campo Grande News.

Além disso, não deixar o ar-condicionado ligado por muito tempo também pode evitar acidentes. “Com exceção de geladeiras, freezers e bebedouros, não é aconselhado que aparelhos elétricos fiquem ligados quando não estão em uso, seja ar condicionado, televisor ou computadores, por exemplo”, ressalta.

Para saber mais sobre as falhas que podem causar incêndio em ar-condicionado, leia: Falhas elétricas em ar condicionado podem causar incêndio

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações do Campo Grande News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Ideias sobre "Bombeiros alertam sobre perigo de incêndio em ar-condicionado"

  • Trabalho Com Refrigeração Isso Não Pode Acontecer se Bem INSTALADO não tem como Incendiar Vai do Dijuntor,de sua capacidade

  • Tenho certeza que o dono do equipamento culpa a marca do AC.
    O instalador do equipamento em sua maioria, é o de R$ 150,00 e mal sabe o nome.
    O cliente leigo que se acha esperto, acaba tendo estes problemas.
    Assim é o Brasil.

  • Na realidade não é o ar condicionado que pega fogo …. a elétrica pega fogo e queima o
    ar condicionado. o instalador visando o lucro….. se oferece para faser a elétrica do ar condicionado …… o contratante aceita é conveniente uma pessoa fazendo todo serviço! Mas o instalador normalmente não é eletricista ….. potência corrente distância são fatores importantes na hora de avaliar uma instalação!
    O ar condicionado tem alguns dispositivos de segurança internos que defende o próprio sistema.
    Da tomada até o quadro já depende do eletricista … fio e disjuntor…. corrente potência e distância! Lembrando que disjuntor não protege a máquina e sim o fio.
    O disjuntor tem que ser calculado de acordo com a resistência do fio que será usado.

  • O problema dificilmente será do aparelho condicionador de ar e sim de instalações elétricas mal executada, fazer uma instalação elétrica não é só puxar fios e conectar nos dispositivos. tem toda uma complexidade que deve ser analisada antes de tudo tais como: capacidade de condução de corrente dos condutores, dispositivos de proteção (disjuntores, dr e etc.) queda de tensão, a potencia, tensão e corrente da carga (aparelho).
    O problema é que não há uma legislação mais forte quanto aos profissionais que executam trabalhos elétricos, as vezes para o dono do imóvel é mais compensador (barato) entregar uma instalação elétrica para um aventureiro executa-la do que chamar um eletricista que realmente sabe executar o trabalho de forma segura dentro das normas NBR 5410.

      • O que aconteceu pode ter sido originado por outros factores, nomeadamente:
        a) Fio mal apertado (loose connection) junto aos terminais do próprio compressor;
        b) o Condensador Electrico ou outro componente pode ter entrado em curto-circuito;
        c) Na verdade as instalação elétrica deve estar bem dimensionada para se desligar se ouver uma anomalia.