BluSnap aplicado ao capacete

O capacete é um item de segurança obrigatório para quem anda de motocicleta. Mas num país quente como o Brasil, é difícil ficar com a cabeça fechada dentro do casco para cima e para baixo. Foi pensando em climas quentes que start-up indiana BluArmor desenvolveu um climatizador para essa situação.

O aparelho é como um pequeno ar-condicionado que é facilmente acoplado na saída de ar na parte da frente do capacete, fixado por um elástico que é colocado em torno da estrutura. Ele funciona assim: o exaustor suga o ar e passa ele por um filtro refrigerante, então uma pequena evaporadora joga o ar frio para dentro do capacete. Assista ao vídeo:

 

Segundo a BluArmor, o BluSnap, nome dado ao equipamento, consegue refrigerar o capacete por cerca de duas horas, dependendo do clima. A umidade e a temperatura do ar externo afetam diretamente na eficiência do aparelho. Quanto mais úmido o ar, mais difícil para o BluSnap cumprir suas funções. Entretanto, durante testes feitos em Chennai, uma cidade muito quente no sul da Índia, o climatizador conseguiu reduzir a temperatura interna de 41ºC para 31ºC.

Usabilidade do BluSnap

O item foi pensado para ser universal e acoplar na maioria dos designs de capacetes. A refrigeração é feita por um reservatório de 50 ml de água, que pode ser recarregado em qualquer lugar. A bateria interna dura até duas horas

Na hora da compra, o usuário pode escolher pela opção de “filtro extra”, que dura mais tempo. Para adquirir um BluSnap, por enquanto, somente pelo site da BluArmor, e a opção mais barata está em Rs 1.948 (Rúpias), o que na última atualização desse post, junho de 2018, era cotado mais ou menos em R$ 107.

Vale lembrar que o WebAr já mostrou um capacete similar à ideia do BluSnap, o CoohHead, voltado a ciclistas.

Observação: o WebAr entrou em contato com o Instituto Falcão Bauer, que avalia produtos para o Inmetro, sobre a segurança de adicionar acessórios nos capacetes. O Instituto se pronunciou dizendo que esses EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são certificados sem levar em conta adendos feitos pelos usuários. Ou seja, a funcionalidade e segurança do capacete é garantida apenas na sua versão de fábrica, a instalação de equipamentos como BluSnap não é levada em conta nas adversidades diárias do motociclista.

Redação do Portal WebArCondicionado.