Como você limpa seu ar-condicionado? Já publicamos diversas matérias aqui no WebArCondicionado sobre como isso pode ser feito, sendo Split, Janela, e uma porção de informações sobre os cuidados com os produtos utilizados.

Seria muito mais fácil se houvesse um aparelho que facilitasse essa limpeza e melhorasse o desempenho do sistema do seu ar-condicionado, não é mesmo? Há alguns anos, Jim Metropoulos, de Manhattan Beach, nos Estados Unidos, desenvolveu o Blue Box, um processo de limpeza de sistemas industriais de grande porte, como refinarias e usinas de energia, por exemplo. Agora, depois de alguns retoques, o Blue Box está revolucionando a limpeza de sistemas HVAC.

De acordo com o desenvolvedor do produto, nunca houve uma maneira tão eficaz de limpar a serpentina do ar-condicionado até o Blue Box ser inventado. Tal inovação pode inclusive influenciar na performance dos aparelhos. “Quase todos os sistemas HVAC do mundo estão funcionando muito abaixo do seu pico de eficiência, isso porque eles nunca tiveram uma maneira de ser limpo”, justifica Metropoulos ao apresentar o processo de limpeza.

Mas como funciona o Blue Box?
No formato de uma maleta conectada a mangueiras, o Blue Box consiste em um sistema de limpeza compacto que age através de uma espuma antimicrobiana. Essa substância é capaz de penetrar a serpentina e acabar com todas as partículas e detritos impregnados com uma alta profundidade no local, mesmo atuando com uma pressão baixa. Segundo a empresa, a cobertura dessa limpeza alcança a parte de trás da serpentina e não causa nenhum dano ao aparelho. Assista ao vídeo:

A receptividade do mercado tem sido bastante significativa nos Estados Unidos, onde a empresa atua. Na última semana, Metropoulos fechou negócio para aplicar o Blue Box em todos os cassinos de uma rede de resorts de Las Vegas. O objetivo do empresário é melhorar a qualidade de mais de 2 mil sistemas de climatização, bem como salas de 45 mil hotéis até 2017.

Metropoulos acredita que o sistema tem sido bem recebido por aumentar a vida útil dos equipamentos e melhorar a qualidade do ar, sendo uma ótima alternativa para hospitais e unidades de saúde ao eliminar bactérias. “E é uma tecnologia de baixo custo que oferece enormes ganhos”, complementa o fã do Blue Box.

O que você achou da ideia? Para mais informações, visite blueboxair.com.

Redação do Portal WebArCondicionado