[ x ] Fechar

Barriga ao ar livre: a nova moda do verão chinês

  • 23 de setembro de 2016
  • Nenhum Comentário

O verão nas ruas das cidades chinesas oferece uma grande variedade de imagens e sons. Desde idosos jogando xadrez chinês até calçadas cheias de barracas de churrasco onde partes de animais são assadas, sem esquecer também do barulho típico das grandes cidades.

No entanto, nada se compara ao sufocante calor da China nessa temporada, que despertou um curioso hábito de homens adultos: levantar suas camisas para refrescar o abdômen, mesmo muitas vezes proeminente.

Leia mais: Vídeo: para fugir, amante fica pendurado em ar-condicionado na China

Considerando que nem todos os locais possuem ar condicionado, a nova “moda” pode ser visível até mesmo em lojas, restaurantes e salas de espera dos hospitais, e, além disso, essa ação pode vir acompanhada de mais uma prática, considerando aqueles que buscam amenizar o calor arregaçando as calças até o joelho.

Vergonha ou orgulho?
Segundo os adeptos desse curioso comportamento, andar com a barriga destapada é uma forma improvisada de ar condicionado conhecida como “o biquíni de Pequim”, e outros ainda descrevem o fenômeno como “bang ye”, que poderia ser traduzido como “expor-se como um avô”. Eles explicam que a ação pode ser praticada em qualquer lugar, sejam áreas urbanas ou rurais e esfera pública ou privada.

Apesar disso, o conservadorismo surge ao proibir que mulheres adotem essa prática por mostrar a pele. Mesmo trazendo o benefício de evitar o suor localizado, a prática de levantar a camisa no calor não é bem vista por todas as pessoas. Jornais chineses chegam até mesmo a publicar propagandas contra esta prática.

No entanto, é cada vez mais visível nos outros países como os turistas chineses exibem orgulhosamente esse comportamento, dos museus de arte de Nova York até a Torre Eiffel, em Paris.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *