[ x ] Fechar

Automação associada à eficiência energética

  • 06 de março de 2013
  • Nenhum Comentário

Automação associada à eficiência energéticaFacilitar o controle dos aparelhos eletrônicos de um ambiente é o básico quando se pensa na automação de uma edificação. Por trás deste fator está um sistema capaz de garantir maior eficiência energética e a capacidade de economizar recursos. Isto faz com que a cada dia mais espaços, não só residências, mas também comerciais e industriais, sejam controlados por uma única fonte que supervisiona o rendimento e o estado de cada eletrônico.

É possível ter pleno controle sobre o funcionamento de todas as unidades e controlar o nível de temperatura, vazão e outros pontos fundamentais para o funcionamento do sistema. E o melhor: analisar o desempenho de cada um em tempo real, diminuindo a manutenção e eventuais problemas. Profissionais do setor de HVAC afirmam que o investimento do sistema se paga ao longo do tempo e ainda valoriza o local onde foi aplicado.

Em razão destas vantagens muitos edifícios já contam com a automação desde sua concepção. Tal conceito já vem sendo usado em todos os tipos de construções: prédios comerciais, hospitais, hotéis, shopping centers, indústrias entre outros. Desta forma, vamos mostrar como a aplicação desta tecnologia pode contribuir com o desempenho dos climatizadores em edificações de grande e pequeno porte.

Projetando o sistema de automação
Como explica o engenheiro Francisco Dantas, especialista na área de planejamento térmico integrado em uma entrevista ao portal Engenharia e Arquitetura, a automação por si só não garantirá eficiência energética, mas sim através do conceito do projeto: “Protagonista mesmo, é o conceito que otimiza a instalação quanto aos aspectos psicrométrico, termodinâmico e da mecânica dos fluidos”, explica.

water-cooled-chillerPorém, como a parte eletrônica é responsável por unir todas essas ciências, realizando decisões precisas, contribuindo então para que ocorra a eficientização, evitando possíveis problemas e perda de tempo ao realizar as funções. O que faz essa ferramenta ser imprescindível em vários processos, como o da climatização, principalmente nos baseados em água gelada (chillers), bombas e torres de resfriamento, em forros para tratar e resfriar o ar (fancoils) e nos aparelhos de ar condicionado (unidade interna e externa). A projeção também ajuda a diminuir os custos de implantação, pois se realiza uma verificação dos aparelhos que atenderam melhor as necessidades do equipamento de climatização e do local envolvido.

Função da automação
ChillerDesta maneira, cada projeto deve ser analisado de forma individual. O indicado é que o projetista da automação estude o projeto de ar-condicionado, contribuindo com o projeto hidráulico, sugestões para otimizá-los e então fornecer as ferramentas necessárias e como será feita a operação do sistema. Por exemplo: num sistema como o chiller, que possui uma Central de Água Gelada (CAG), ele controlaria e monitoraria as torres de arrefecimento, tanques de armazenamento energético, bombas e as unidades resfriadoras. No momento da distribuição, seriam controladas as bombas de distribuição, garantindo pressão correta em todas as linhas que realizam a função. E, por fim, monitorando as unidades de condicionamento de ar.

Já para realizar a distribuição da água gelada, com a automação é possível controlar os fluxos de água dos fancoils e terminais hidrônicos espalhados no ambiente através do controle das válvulas de água gelada. Assim, dependendo da necessidade de condicionamento do ar, elas se abrem e se fecham pelo controle. O condicionamento de ar passa por uma medição, realizada por um sensor de temperatura do ambiente ou de retorno, além de um termostato que o usuário poderá alterar. E por fim, a automação ajuda a monitorar e registrar os dados de consumo de energia e performance de conforto no ambiente.

Estabelecimentos comerciais
Shopping Iguatemi de CampinasExemplo de uma automação bem aplicada no sistema do climatização aconteceu no Shopping Iguatemi em Campinas. O local passou por inúmeras modernizações para atender o fluxo de visitantes e diminuir o impacto causado no meio ambiente. Desta maneira, automatizou sua Central de Água Gelada procurando torná-la mais eficiente. Através de um software, o Metasys V, pode realizar o controle dos sistemas de conforto (no qual está incluindo a climatização), segurança e iluminação. Este sistema trouxe uma redução de 14% no consumo de energia.

Este aplicativo monitorava tanto a performance energética quanto térmica dos chillers, além das tendências climáticas por meio de uma estação meteorológica. Isso possibilitou a tomada de decisões antecipadas a variações bruscas de temperatura e umidade. Com este exemplo é possível perceber que através da automação é possível operar o sistema com maior agilidade e disciplina.

Indústrias
Automação industrialA automação industrial trabalha em diversos segmentos da indústria, com o objetivo de proporcionar maior produtividade através do controle, supervisionamento e gerenciamento dos processos.  Tais processos estão envolvidos a pressão, umidade, vazão e temperatura, que devem ser controlados de forma rígida para alcançar a eficiência, racionando o consumo de insumos (tais como água, gás e energia) além de mão de obra tanto na operação quanto na manutenção.

Desta forma, um exemplo de como a automação pode ser utilizada para controlar a climatização de um ambiente é no caso das salas limpas. Nestes ambientes, responsáveis pela produção de componentes ou sistemas, é necessário maior controle do número de partículas, por isso, através da automação é possível ter fazer uma verificação mais aprofundada do espaço e prever maiores problemas. Além disso, ela garante maior conforto térmico aos trabalhadores, distribuindo o ar para locais com maior necessidade de refrigeração.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal WebArCondicionado. Com informações do portal Engenharia e Arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *