[ x ] Fechar

ASBRAV realiza palestra que alerta sobre riscos nas instalações de ar condicionado

  • 17 de novembro de 2010
  • 2 Comentários

Foi realizado na quinta-feira (11/11) a palestra “Segurança no Trabalho” na Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV). Com o intuito de informar e debater sobre a segurança dos técnicos que instalam aparelhos de ar-condicionado, sobre prevenção, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos que são os pontos necessários para uma boa segurança do funcionário.

Números mostram a necessidade de investir em segurança:
De acordo com os dados apresentados na palestra da pesquisa do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro a setembro de 2010 houve no Brasil 10.832 mil notificações. Ao todo 2.010 obras foram embargadas ou interditadas.

Tendo como palestrante do evento o perito trabalhista assistente técnico, engenheiro civil Pedro João Squeff Neto, que enfatizou a necessidade das empresas terem em mente que segurança não é um custo e sim um investimento e precisam considerar que o maior patrimônio da empresa são os funcionários.

– Temos de ensinar o empregado a usar o equipamento. O funcionário tem de preencher uma ficha de fornecimento e assinar que recebeu. Além disso, fazemos a capacitação do empregado na atividade da função que ele está executando – explica.

Quais os perigos e quais as soluções?
Os riscos das atividades de refrigeração e ar condicionado estão divididos em: físicos, químicos e biológicos. A atuação no setor inclui atividades que exigem atenção, como trabalhos em andaimes e telhados e também é preciso avaliar o risco de gases tóxicos liberados pelos equipamentos com defeito.

Pelo risco que oferecem, é indicado que a empresa conte com um técnico de segurança no trabalho. Essa situação vai depender do número de funcionários e do grau de risco da atividade que é exercida. Outro motivo de cautela é que muitas vezes, as empresas que fazem instalação, manutenção e reparos em sistemas de ar-condicionado desconhecem o local em que vai ser prestado esse serviço e por isso, o funcionário deve sempre estar preparado para o que pode encontrar e devidamente equipado.

Entre os principais equipamentos de proteção individual estão:
Luva adequada: deve-se ter muito cuidado com o equipamento individual, como a luva (em alguns casos elas podem estar mais contaminadas por dentro do que por fora, pois o funcionário não faz uma higienização antes de colocar a luva ou mesmo porque o material fica jogado depois de usado)
Viseira para o rosto;
Calçados seguros.

A realização desta palestra faz parte de uma das propostas da ASBRAV que consiste em oferecer atualização e aperfeiçoamento a seus associados e, por conseqüência, melhores serviços ao consumidor final.
Fonte: http://www.asbrav.org.br/conteudo/imprensa/noticia_modelo.asp?id=75

Dica WebArcondicionado:
Se você é um profissional da área, valorize a capacitação, os treinamentos, a informação é a melhor forma de evitar possíveis acidentes. A implementação de programas de segurança como este, é um bom exemplo para empresas que buscam por qualidade e segurança nos serviços prestados por seus funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "ASBRAV realiza palestra que alerta sobre riscos nas instalações de ar condicionado"