[ x ] Fechar

Arquitetos da Copa de 2022 no Catar são contra o uso de ar condicionado nos estádios

  • 14 de julho de 2014
  • 1 Comentário

Estádios da Copa do Mundo de 2022Desde o anúncio do Catar como sede para a Copa do Mundo em 2022, a discussão sobre o clima local durante o período do Mundial virou um dilema sem fim. Realizado sempre em junho e julho, meses de verão no Catar, as temperaturas no país são altíssimas ficando em torno dos 50º.

Por isso, algumas medidas alternativas estão sendo avaliadas, a principal delas é a transferência da data dos jogos para um mês com o clima mais ameno.

Outra possibilidade é a instalação de aparelhos de ar condicionado para amenizar o calor. Entretanto, os arquitetos que estão desenvolvendo os projetos dos estádios querem convencer os organizadores a desistir dessa ideia, visto que, as altas temperaturas podem trazer um risco à saúde dos jogadores, torcedores e profissionais envolvidos.

O que diz o arquiteto:
Conforme John Barrow, arquiteto responsável pela empresa Sports City Stadium, que está projetando a obra, disse na última terça-feira (08) que o uso de aparelhos de ar condicionado em grande escala será muito caro para o empreendimento, além de prejudicar o meio ambiente. “Eu acho que você pode ser mais inteligente para combater o calor. Trata-se de movimento de ar, umidade do ar e sobre temperatura no momento certo do dia”, disse Barrow, sobre usar esses fatores para ajudar a esfriar as arenas.

De acordo com o arquiteto, os estádios podem ser protegidos com assentos sombreados e com métodos de ventilação que já são utilizados no país. Para substituir o ar condicionado a empresa está propondo outras ideias, como o uso de torres eólicas que movimentem o ar e servem como ventiladores.

Quando o Catar foi anunciado como sede do Mundial em 2022, os organizadores da Copa do Mundo no país prometeram que os 12 estádios que receberão os jogos seriam adaptados com temperatura média em 26º. Mas segundo Barrow, os torcedores podem ficar confortáveis com a temperatura de 30º.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Arquitetos da Copa de 2022 no Catar são contra o uso de ar condicionado nos estádios"